Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Graziela Duarte

Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE/TO), o projeto Tocantins Mais Produtivo, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi lançado na última quinta-feira, 10, e contou com a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima. A proposta do projeto é capacitar três mil trabalhadores da indústria tocantinense. Esta iniciativa contemplará indústrias de todo o Estado e o lançamento também acontecerá em Araguaína e Gurupi, nos dias 17/11 e 22/11, respectivamente.

O projeto Tocantins Mais Produtivo é a primeira entrega do eixo de qualificação de mão-de-obra do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) com aporte do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (FDE) no valor de R$ 2.400.000,00. Ele abrange cerca de 50% das indústrias instaladas no Estado e irá atuar nos processos produtivos através de mentoria, consultoria e gamificação, com etapas teóricas e práticas de produção sem desperdício, com foco na elevação de, no mínimo, 20% da produtividade de cada indústria atendida. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Magno Martins Pires, explicou  aos presentes que o objetivo do projeto é sistematizar e adequar a produtividade industrial no Estado. 

“Nosso objetivo é melhorar a produtividade em 20%, esse é o primeiro passo para implantar a indústria 4.0 no Tocantins, sabemos que essa já é uma realidade no mundo e aqui no Brasil já temos alguns estados que estão com a indústria 4.0 implantada que é nada mais, nada menos que a robotização do sistema produtivo da indústria, é o futuro e não podemos ficar de fora dessa agenda”, disse o presidente.

Na ocasião, a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcia de Paula, apresentou o projeto Tocantins Mais Produtivo destacando os importantes benefícios que serão deixados na transformação do setor produtivo, possibilitando que as indústrias evoluam em seus processos produtivos.

“Nosso foco é transformar vidas para uma indústria mais competitiva, empresa é feita de pessoas para pessoas. O Senai é a maior instituição de qualificação profissional na américa latina e um dos cinco maiores complexos educacionais do mundo, atuando diretamente para que a nossa indústria possa efetivamente ocupar um local de destaque”, explicou a diretora.

O secretário, Carlos Humberto Lima, que na ocasião representou o governador Wanderlei Barbosa,  reafirmou o compromisso do Governo do Estado do Tocantins de trabalhar firmemente na construção de um ecossistema empresarial mais atrativo, com assertividade no processo de atração de investimentos para geração de emprego e renda para a população.

“O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE) trabalhou fortemente nesse primeiro ano de gestão do governo Wanderlei Barbosa para que a gente construísse o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), uma Política de Estado que absorveu esse projeto que estamos lançando aqui hoje, o Tocantins Mais Produtivo faz parte do eixo de qualificação de mão-de-obra, o programa tem oito eixos estruturantes e dentre eles o da qualificação da mão-de-obra porque nós precisamos preparar o trabalhador tocantinense para ocupar os postos de trabalho disponíveis e os que ainda surgirão”, afirmou o secretário.