Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Rodas de conversas para avaliação das ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) estão sendo realizadas com as comunidades do Jalapão. Esses encontros programados fazem parte do ciclo do MIF, que compreende o planejamento das ações, a execução das ações planejadas e avaliação dos resultados, que vão embasar o planejamento para o ano seguinte.

“Essa metodologia de trabalho tem permitido as comunidades opinarem sobre o tema e o retorno tem sido muito positivo, uma vez que oportuniza os comunitários a participarem da gestão do fogo”, explica o diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Warley Rodrigues.

De acordo com o supervisor do Parque Estadual do Jalapão, Alessandro Vieira Machado Costa, durante as rodas de conversas já realizadas foi possível concluir que as ações do MIF, tanto no âmbito do PEJ quando da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, foram bastante positivas este ano. “Na Comunidade de Boa Esperança, eles pontuaram que graças às ações preventivas não houve registro de incêndio este ano e apresentaram também a necessidade de ampliar a fiscalização na época da colheita do capim-dourado”, diz o gestor do PEJ.

Já a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, lembra que o território do Jalapão é extenso e que os resultados das ações têm percepções diferentes dependendo da comunidade. “No Quilombo Carrapato, Ambrósio, Mata e Formiga, a comunidade apresentou como ponto positivo o cumprimento do calendário de ações previsto para este ano, mas apontaram que a colheita do capim-dourado ocorreu de forma desordenada”, ilustra Rejane.

A supervisora ressaltou que para a comunidade do Quilombo Mumbuca, um dos pontos fortes das ações do Naturatins este ano foi justamente a colheita do capim-dourado, que ocorreu sem imprevistos e com a fiscalização presente. A supervisora conclui é preciso colher todas as contribuições dessas rodadas de conversas para aprimorar as ações do Território no ano seguinte.

As reuniões já foram realizadas nas comunidades Taboca (12/11), Carrapato, Mata, Formiga, Ambrósio e Mumbuca (17/11). Já a roda de conversa na comunidade do Prata está marcada para o próximo dia 3 de dezembro, e, encerrando o ciclo, em Mateiros no dia 17 de dezembro.

As ações do MIF, compreendendo todos os ciclos, desde o planejamento à execução e avaliação, são realizadas pelo Naturatins, por meio das gestões da APA e do Parque do Jalapão, em parceria com o World Wide Fund for Nature (WWF Brasil) e Associação Onça D’água de Apoio à Gestão e ao Manejo das Unidades de Conservação do Tocantins (Onça D’água).