Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Em adesão a Campanha Estadual de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), mais de 250 salas de vacinas foram abertas para atualização da caderneta de vacinação de adultos e crianças, no dia 19 de novembro. No ‘Dia D’ foram aplicadas 21.306 doses.

Dados da Gerência de Imunização da SES-TO apontam que a campanha foi a de maior adesão durante este ano de 2022. As demais mobilizações realizadas, como poliomielite, da influenza e outras de multivacinação não ultrapassaram o número de 10 mil doses aplicadas. 

A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Rocha destacou que “a adesão foi acima do esperado, visto as últimas campanhas realizadas. Com toda certeza esse dia D obteve grande êxito, em relação à imunização da nossa população principalmente a população que estava faltosa. A campanha de vacinação demostrou o que temos alertado sobre a baixa cobertura, muitas pessoas estavam com a sua caderneta de vacinação desatualizada desde as crianças até os adultos”.

A campanha foi uma ação conjunta entre a SES-TO e mais 18 instituições parceiras, entre elas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), Secretaria de Educação do Governo do Tocantins (Seduc-TO) e Secretaria da Cidadania e Justiça do Governo do Tocantins.

Além do dia D de vacinação, no último dia 19, o grupo tem se reunido para trabalhar na elaboração de um Plano Estadual de Vacinação para 2023. O objetivo principal da mobilização conjunta dos órgãos é definir estratégias para melhorar a cobertura vacinal da população tocantinense.

“Temos trabalhado diversas ações para melhorar a cobertura vacinal em nosso Estado. Temos importantes parceiros nesta empreitada e os dados da última campanha mostram que esta união pode fazer a diferença. Precisamos manter a população conscientizada visto que a imunização das pessoas reflete diretamente nas ações de saúde oferecidas pelo Sistema Único de Saúde”, destacou o titular da SES-TO, Afonso Piva.