Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ananda Portilho

Foto: Ananda Portilho

O vestibular da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) neste domingo, 4, contou com a presença de 5.783 candidatos. A taxa de abstenção foi de 17,52%, a menor já registrada em comparação aos últimos vestibulares gerais realizados pela instituição. As provas foram aplicadas em 12 unidades de ensino nas cidades de Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. 

Todo o processo ocorreu sem intercorrências, com o apoio das Polícias Militar, Civil e Científica, que garantiram a segurança e lisura do certame.  Ao todo, 680 vagas foram ofertadas em 17 cursos de graduação. Os portões dos locais de prova foram abertos às 8h (horário de Brasília). 

Gustavo Araújo Freitas, de 20 anos, veio de Parauapebas (PA) para fazer a prova no Câmpus Augustinópolis. “A gente coloca uma expectativa e ela [a prova] sempre supera. A prova é tão clara e objetiva no fundamento das questões que, às vezes, se torna uma pegadinha para o candidato e é por isso que a gente se prepara tanto e é importante manter a calma. Eu escolhi prestar o vestibular da Unitins para Medicina pela proximidade do Câmpus com a minha casa. Sou de Parauapebas e Augustinópolis fica a pouco mais de 300km de distância”, contou o candidato.

Luiza Cezemer, de 18 anos, moradora de Gurupi (TO) viajou para fazer o vestibular em Palmas. “Lá na minha cidade a Unitins é muito conceituada, mesmo não havendo Câmpus na cidade. Então, as minhas expectativas para a prova são as melhores possíveis, apesar do nervosismo que é normal em todo vestibular, eu me preparei bastante e estou confiante”.

O candidato Marcus Vinícius Pachêco, de 19 anos, contou como foi sua preparação para a tão sonhada vaga no curso de Enfermagem. “Me preparei por um bom tempo e, se Deus abençoar, vou sair com um bom resultado daqui hoje. A Unitins é uma referência para mim no Tocantins e sempre tive vontade de fazer parte”, contou Marcus. Natural de Brasília (DF), Erika Karoline, de 20 anos, contou que se prepara há 3 anos para o vestibular. “Eu já conhecia a Unitins e estudo para essa prova há muito tempo para realizar meu sonho de cursar Medicina em uma universidade pública”, relatou.

Para o candidato Paulo Victor Franco, de 19 anos, apesar de a preparação ser cansativa, a hora é de manter a calma e colocar em prática o que estudou. “É a segunda vez que faço o vestibular da Unitins e dessa vez estou mais confiante”.

A prova

Os candidatos tiveram 5 horas para responder às provas objetiva e de Redação, que teve como opções de temas: “Aspectos da cultura sul-coreana no Brasil” e “A felicidade como impulso para a qualidade de vida”. As provas objetivas possuem questões de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, História e Geografia.

Foto: Nonato Silva 

Ao finalizar a prova, Eduardo Marques Manno, de 17 anos, avaliou que “a prova foi muito boa, consegui fazer de forma tranquila. Achei os temas da Redação bem diferentes, fiquei surpreso e escolhi o segundo tema. Eu já conhecia a Unitins, pois eu tenho colegas que são acadêmicos de outros cursos na instituição. Gostei da estrutura e da organização do vestibular e espero conseguir minha vaga”, concluiu Eduardo.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que “é mais um vestibular que a Unitins promove com sucesso no quantitativo de inscrições e na execução geral. Temos a alegria de comemorar a tranquilidade e transparência de todo o processo seletivo. A taxa de abstenção de menos de 20% comprova a credibilidade da Unitins como instituição de ensino superior público no Tocantins. Agora vamos aguardar o resultado final para conhecer os futuros profissionais que teremos a honra de formar”.

A partir de agora os candidatos devem se atentar à divulgação do Gabarito Preliminar nessa segunda-feira, 5, a partir das 19h, como previsto no cronograma oficial do certame (acesse aqui). O resultado definitivo do certame está previsto para o dia 20 de dezembro e o início das aulas para o mês de fevereiro de 2023.