Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

A Hemorrede do Tocantins está com os estoques de sangue em estado crítico, com risco de desabastecimento, por isso, está convocando toda a população tocantinense que compareça a uma das unidades do hemocentro e faça a sua doação.

A responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, explicou que "com as programações da Copa do Mundo diminuiu o fluxo de comparecimento nas unidades. Aliado a isso tem as festas de fim de ano e estamos passando por um momento delicado, com baixo estoque que nos preocupa, pois já estamos nos aproximando das férias escolares que tende diminuir ainda mais a presença dos doadores até a unidade. A situação é preocupante”, destacou.

“Estamos convocando toda a população para comparecer em uma de nossas unidades. O sangue não tem como ser fabricado, por isso precisamos da ajuda dos nossos doadores para reverter essa situação”, afirmou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.

Para doar sangue, os interessados podem procurar umas das unidades em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis. O Horário de funcionamento na capital, em Araguaína e Gurupi é das 07 às 18 horas e as demais unidades das 07 às 12 horas.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar acima de 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

* Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.