Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Figueiredo/CBF 

O Brasil tentou mas não conseguiu avançar às semifinais da Copa do Catar 2022. A Seleção Brasileira perdeu nos pênaltis para a pragmática e fria Croácia, na disputa das quartas de final na tarde desta sexta-feira, 9, no Estádio Cidade da Educação. 

A Seleção Croata se mostrou tranquila durante toda a partida, até mesmo durante a prorrogação, quando teve sua defesa vazada pelo gol de Neymar, mas manteve-se impassível e esperou o momento certo e a bola do jogo para, em um belo contra-ataque, faltando poucos minutos para o encerramento da partida, fazer o gol de empate em 1 a 1. 

Nos pênaltis a Seleção Brasileira perdeu duas cobranças e foi derrotada por 4 a 2 para a Croácia que não perdeu nenhuma penalidade. Vlasic, Majer, Modric e Orsi marcaram para a Croácia. Para o Brasil marcaram Casemiro e Pedro. Rodrygo e Marquinhos perderam suas cobranças. Na quarta batida da amarelinha, o jogador Marquinhos acertou a trave e encomendou a passagem de volta do Brasil para casa, antes mesmo que Neymar - escalado para a última batida - pudesse cobrar sua penalidade. 

Essa é a quinta eliminação seguida do Brasil para europeus em Copas. França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e agora a Croácia (2022).

Ficha Técnica

Brasil 1 x 1 Croácia

Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Éder Militão (Alex Sandro); Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Richarlison (Pedro), Raphinha (Antony) e Vinícius Júnior (Rodrygo). T: Tite.

Croácia:  Livakovic, Lovren, Sosa (Budimir), Gvardiol e Juranovic; Kovacic (Majer), Modric e Brozovic (Orsic); Perisic, Kramaric (Petkovic) e Pasalic (Vlasic). T: Zlatko Dalic.

Gols: Na prorrogação: No 1º tempo: Neymar (15). No 2º tempo: Petkovic (11). 

Pênaltis:  Vlasic, Majer, Modric e Orsi marcaram para a Croácia.  Casemiro e Pedro converteram para o Brasil; e Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças. 

Local: Doha (Qatar)

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Público: 43.893