Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro de Desenvolvimento Regional do Bico do Papagaio (CDR Bico) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) fizeram o lançamento do edital do Programa Centelha no Bico do Papagaio. A apresentação ocorreu na noite dessa quinta-feira, 8, no auditório do Campus Augustinópolis. O edital prevê o financiamento de até 25 projetos tocantinenses no valor total de R$ 1 milhão.

Podem participar pessoas físicas que atendam às exigências do Edital ou empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) criadas e formalizadas a partir do programa ou com até 12 meses da criação da empresa, contado a partir do lançamento do edital. O documento foi lançado oficialmente no dia 7 de dezembro, em Palmas.

Os projetos devem ter o caráter empreendedor e impulsionar o desenvolvimento regional do Bico do Papagaio. Além do financiamento, o Programa Centelha também oferece capacitações e suporte para os contemplados, serviços de parceiros, acesso à incubadora e potenciais investidores, ampliação do networking e divulgação da empresa.

Para o coordenador do CDR Bico, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, o lançamento foi um sucesso e, agora, o centro espera grande adesão de pessoas e empresas do Bico do Papagaio. “Estamos felizes com o resultado do evento de hoje e a participação abrangente dos diversos setores da sociedade. O CDR tem como missão impulsionar e viabilizar o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio e, para isso, vamos continuar mobilizando e estimulando a população para que nossas empresas e empreendedores sejam protagonistas nesse processo”.

Estiveram presentes a diretora do Campus Augustinópolis, Gisele Padilha, o diretor do Campus Araguatins e membro do CDR Bico, Sérgio Mendes, o coordenador do CDR Bico, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, a diretora de Difusão Tecnológica da Unitins, Priscila Cardoso, e o diretor do NIT, Jeferson Morais. A programação reuniu, ainda, professores e acadêmicos da Unitins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além de empresários, representantes de prefeituras do Bico do Papagaio, representantes do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e representantes da Associação Empresarial de Augustinópolis.

A apresentação do Programa Centelha no Bico do Papagaio foi feita pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins, Jeferson Morais, que destacou a consonância entre os objetivos da iniciativa e o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo NIT da Unitins. “Quando a gente observa uma oportunidade como essa, de um edital de nível nacional, que vai fomentar o desenvolvimento da região, o NIT acaba sendo uma parte importante no processo de divulgação e no processo de execução, porque os projetos selecionados vão precisar desenvolver modelos de negócios e falar de patentes sobre modelo de utilizada e sobre produção de tecnologia, e o NIT tem o conhecimento para orientar e conectar esses criadores com outras pessoas”.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins participou com a presença do professor, Márcio José Rosa de Carvalho, que também integra o CDR Bico. “A UFNT celebra, mais uma vez, a parceria com o CDR Bico e entende que a inovação e o desenvolvimento econômico, cultural e social da região são prioridades para o bem-estar da população do Bico do Papagaio. O Projeto Centelha fomenta a educação gestora, a criatividade inovadora e apoia – inclusive, com aporte financeiro – a pesquisa e desenvolvimento de produtos capazes de gerar este bem-estar a partir do surgimento de facilidades. E devemos lembrar é o ponto quando se fala de inovação. Tanto no sentido mercadológico quanto no sentido humano, uma “inovação” só alcança sucesso na medida em que traz bem-estar social a uma determinada comunidade”, pontuou.

Programa Centelha

O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Projetos e Estudos (Finep) com o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Tocantins. O programa ocorre, ainda, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação Certi. No Tocantins, ele é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Tocantins (Fapt) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

CDR Bico

O CDR Bico do Papagaio busca fomentar o desenvolvimento regional por meio da atuação das instituições de ensino superior em conjunto com atores locais como órgãos públicos, entidades, sindicatos e ONGs para a criação de estratégias e projetos que fomentem o desenvolvimento do extremo norte do Tocantins. O projeto é financiado pela Fapt.

Quem participa?

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Augustinópolis, é sede do CDR Bico do Papagaio, e compõe o centro juntamente com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Quais municípios alcança?

O CDR Bico do Papagaio alcança os 25 municípios do extremo norte do Tocantins atendidos pela sede do projeto, na Unitins/Campus Augustinópolis, e suas células localizadas em Araguatins e Tocantinópolis.