Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

2022 foi um ano de muitos avanços para a zona rural de Araguaína e a mais recente entrega de benefícios para os moradores do campo foi no PA (Projeto de Assentamento) Brejão, no último dia 10, quando a Prefeitura entregou oito bueiros e inaugurou uma ponte de concreto com oito metros de extensão. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade pelos 64 anos.

A comunidade também recebeu quase 40 quilômetros de estradas vicinais recuperadas com cascalho e compactação resistente, que dão acesso a outros povoados, como o Pilões e Água Amarela, e os municípios de Piraquê e Wanderlândia. Outro benefício foi o incentivo à produção agrícola com a distribuição de sacos de semente de milho, adubo de cobertura e adubo para plantio para 16 produtores rurais do PA.

Maria da Silva Guimarães foi uma das contempladas. Há oito anos ela é produtora no Brejão e já está preparada para a nova safra. “Eu tenho muita alegria em receber esse presente. Isso vai ser bom para mim e para muita gente, porque eu já vou logo plantar na minha roça de milho, que está preparada. Com fé em Deus, vou ter muito resultado. Minha renda estava muito fraca, mas agora eu espero que fique melhor com esse milho”.

Trabalho para todos

A ponte de concreto do PA Brejão foi construída sobre o córrego Grotão do Campim e beneficiará cerca de 360 famílias da região facilitando o deslocamento, transporte escolar e o escoamento da produção. Presente na cerimônia de entrega das benfeitorias, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou que, neste período de chuva, muitas famílias poderiam estar isoladas em suas propriedades por causa das pontes de madeira que não resistiriam às enxurradas.

“Mas isso não tem mais, todas são de concreto, com alicerce seguro. E a gente vê a alegria estampada no rosto dos produtores quando passam pela ponte. A gente quer fazer a diferença para o homem e para a mulher do campo, por isso estamos trabalhando pela coletividade”.

Fábio da Silva Guimarães, presidente do PA Brejão, lembrou que as famílias da região produzem abóbora, milho, feijão, melancia, mandioca, entre outros, e as novas estradas, pontes e bueiro vão garantir que toda a produção chegue na cidade. “Esse é um grande benefício para todos nós. Nunca tivemos algo parecido com isso, tenho oito anos aqui no assentamento e nunca vi uma obra deste tamanho por aqui. Só tenho a agradecer ao prefeito e toda a equipe pelo cuidado com a nossa comunidade”.

Comprando dos produtores

A Prefeitura de Araguaína aderiu ao Alimenta Brasil, principal programa do Governo Federal de aquisição de alimentos da agricultura familiar para doação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O prefeito Wagner informou aos produtores que pretende ampliar o programa.

“Tudo o que é produzido no campo, a cidade compra, isso é renda no bolso do produtor, é dignidade para comprar o que for preciso para o sustento das famílias. E já estamos trabalhando para que o Município possa atuar de forma ativa no programa colocando uma contrapartida quando houver qualquer situação por parte do Governo Federal de entrave ou paralisação. E o que já conseguimos comprar hoje, dos produtores, está funcionando muito bem. A Prefeitura compra e paga logo em seguida”, disse o prefeito.

Travessia facilitada

As estruturas das pontes construídas pela Prefeitura de Araguaína são em concreto pré-moldado, o que agiliza a obra e contribui para que a obra seja executada mesmo durante a chuva. Das 31 pontes previstas para serem entregues, 22 estão sendo custeadas com recursos do Tesouro Municipal e outras nove a partir de convênios com o Governo Federal, somando um investimento de mais de R$ 2 milhões. Agora o Município avança para licitar mais 10 pontes para concluir a substituição de 100% das pontes de madeira da zona rural por estruturas de concreto mais seguras e duradouras.

As 18 pontes já entregues do programa Travessia contemplaram o PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra, Povoado Gurguéia sobre o Ribeirão Gurguéia, PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).

Máquinas na Estrada

O Programa Máquinas na Estrada investiu mais de R$ 2,5 milhões para recuperar as estradas vicinais com serviços de cascalhamento com compactação e construção de bueiros nas regiões dos PA (Projetos Assentamentos) Chaparral 2 (2 km), Brejão (40 km), Manoel Alves (50 km), Três Riachos (22 km), Rio Preto (44 km), Coruja (31 km) e Mirindiba (13 km), os povoados Garimpinho (121 km) e Gurguéia (20 km) e a Vicinal Dona Madalena (17 km), além das comunidades do PA Levinha, Coco Salviano, Caju Manso, Caracol.

O objetivo da Prefeitura é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, inclusive as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela.