Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mutirão de cadastro social e atualização de documentos dos moradores do setor Universitário, em Palmas foi realizado nessa quinta-feira, 15, na Igreja Assembleia de Deus da região. A ação é uma parceria do Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias com a Prefeitura de Palmas, via Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários (Semaf), que visa a entrega de títulos para mais 300 famílias da região que aguardam há cerca de 10 anos por esse momento.

A analista Técnico Social da Tocantins Parcerias, Álen Farias, esclareceu que o cadastro social é uma etapa importante da regularização fundiária, na qual a equipe atende em um local no próprio setor facilitando a acesso de todos. “O sistema de mutirão é mais ágil e fácil para os moradores, e a parceria entre os órgãos facilitou o trabalho, devido à grande demanda da população”, contou a assistente social lembrando que para os que não compareceram, podem levar a documentação necessária e efetuar o cadastro na Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários.

Esse é um momento muito esperado por todos e pelo morador José Camelo, que é pioneiro no setor e aguarda ansioso pela entrega do título registrado do seu imóvel. “Com o documento da casa vamos poder fazer melhorias, como financiamentos para reformar, murar e investir em outras coisas, que é o que sonho. Todos do setor serão beneficiados, além disso, com a regularização teremos asfalto e outras melhorias”, destacou o morador.

O secretário-executivo da Semaf, Fabrício Braga, explica que após a coleta de documentos é feita uma análise pelos assistentes sociais que emitirão um relatório social, depois o processo passa para o setor jurídico, que fará toda análise dos requisitos legais, posteriormente vira uma lista de beneficiados que é enviado ao Cartório de Registro de Imóveis. “Junto com esta lista, é encaminhado o projeto urbanístico, que já foi elaborado e apresentado à comunidade e que futuramente poderão receber os equipamentos públicos, como escola, unidades de saúde e praças”, ressaltou.