Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu na sexta-feira, 16, 58 medicamentos comprados via requisição administrativa. Os fármacos em estoque serão destinados a pacientes com doenças pulmonares, que são atendidos por meio de demanda judicial.

A requisição foi realizada pela SES-TO para dar agilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visou suprir as demandas de pacientes que se enquadram nos protocolos do Ministério da Saúde (MS) e são assistidos pela Assistência Farmacêutica do Estado, ou que solicitaram via decisões judiciais o fornecimento de medicamentos.

“Estes medicamentos que recebemos agora, não são padronizados pelo SUS, ou seja, não são ofertados a todos os pacientes, assim, só são distribuídos a pacientes que fazem o tratamento com eles e solicitam judicialmente. Nós não estávamos conseguindo realizar as compras, os pregões sempre davam deserto ou em algumas vezes, na hora de entregar as empresas falhavam, por isso, decidimos realizar a requisição administrativa, para agilizar a oferta”, esclareceu o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Medicamentos

Os dois tipos de medicamentos recebidos pela SES-TO somam 58 unidades, sendo 43 de brometo de tiotrópio 2,5 MCG, solução inalatória em frasco de 4 ml (60 doses) com inalador frasco, com custo de R.175,27 e 15 fármacos esilato de nintedanibe 150 mg caixa com 60, com valor total de R$ 239.593,05.