Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta terça-feira, 20, o resultado final do Vestibular 2023/1. As provas foram aplicadas no último dia 4 e os candidatos podem conferir as listas de aprovados na página do certame no Portal da universidade (www.unitins.br).

Os aprovados na primeira chamada devem se atentar ao prazo de matrícula e às etapas e orientações de comprovação nos casos daqueles que concorreram na modalidade de cotas ou de pessoas com deficiência.

Ao todo, foram ofertadas 680 vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Letras, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. As aulas do semestre 2023/1 estão previstas para iniciarem no dia 1° de fevereiro.

Matrículas e Etapas de Verificação

Neste vestibular, os candidatos que concorreram na modalidade de cotas raciais oriundos de escolas públicas e cotas para pessoa com deficiência devem realizar processo de verificação.

Os candidatos aprovados que se autodeclararam pessoas pretas ou pardas deverão realizar procedimento de verificação da veracidade da autodeclaração, além da comprovação de egresso da rede pública de ensino. O processo de heteroidentificação é complementar à autodeclaração e será realizado pela Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial do Vestibular Unitins 2023/1, composta por docentes, técnicos-administrativos e membros da comunidade externa. Somente após a aprovação na avaliação de heteroidentificação o candidato será convocado para a realização da matrícula no curso para o qual foi aprovado.

Os candidatos aprovados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência deverão se apresentar presencialmente à Junta Médica, conforme critérios e prazos do edital específico de convocação, que será divulgado conforme cronograma que consta no edital de divulgação do resultado final.

Após os processos de verificação, todos os candidatos devidamente aprovados na heteroidentificação, perícia médica e os que concorreram em ampla concorrência deverão efetuar a matrícula conforme orientação de edital específico.

Todas as orientações aos candidatos aprovados na primeira chamada estão disponíveis no Portal da Unitins, na página do Vestibular 2023/1 (https://www.unitins.br/Concursos/Publico/Home/S/7026de1959a1754c9f5b94ce83df6ec4). 

Confira o cronograma das etapas de verificação e de matrículas: