Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao longo de 2022 e com o objetivo de garantir que os produtos estão sendo comercializados pelas empresas de forma leal e justa no mercado, seguindo as normas e diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Governo do Tocantins, por meio da Agência Estadual de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM-TO), realizou 44.980 ações fiscalizatórias de instrumentos, produtos e serviços que beneficiam a sociedade. 

O trabalho minucioso e diário da AEM-TO abrange os municípios tocantinenses.  Além da fiscalização de rotina, operações especiais são realizadas em certas épocas do ano, como Carnaval, Volta Às Aulas, Páscoa, Festa Junina, Natal, entre outras.

Visando uma maior segurança e confiabilidade dos instrumentos nas transações comerciais, a AEM-TO fiscalizou, na área da metrologia legal, 22.664 instrumentos, como Verificação de Radar, Taxímetro, Cronotacógrafo, Balanças, Bombas de Medidores de Combustível e de Cronotacógrafos.

Para garantir que o consumidor faça aquisição de produtos com a quantidade correta, a AEM fiscalizou 11.906 produtos pré-medidos, que foram periciados no laboratório da Agência de Metrologia. Aí se incluem itens da cesta básica, como arroz, feijão, açúcar, farinha, óleo, condimentos e material de higiene e limpeza, além de operações especiais.

Já na área de produtos e serviços com a conformidade avaliada, foram realizadas 10.410 ações de fiscalizações dos produtos com Selo Inmetro, dentre eles: brinquedos, lâmpadas, artigos escolares, plugues, tomadas, eletroeletrônicas, as coletas têxteis e as visitas às oficinas reparadoras de pneus.

Para a presidente da AEM, Grazielly de Oliveira, o resultado das ações faz parte do Planejamento Estratégico do Governo do Tocantins em conjunto com o Inmetro, que busca assegurar à sociedade uma melhor qualidade de vida, utilizando a Metrologia e a qualidade na fiscalização de instrumentos, produtos e serviços, no âmbito do Estado do Tocantins.

 “A AEM tem como importante missão proteger a execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços, preconizada pelo Inmetro, visando à proteção do consumidor durante as transações comerciais e a orientação para o consumo, e ressalta que o resultado positivo das operações é fruto do trabalho intenso de toda equipe da Agência, que não mede esforços à proteção dos direito do consumidor à aquisição de produtos de qualidade”, pontuou a presidente da AEM, Grazielly de Oliveira.

AEM-TO

A AEM-TO é uma autarquia vinculada ao Governo do Estado do Tocantins e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado, operações de fiscalizações rotineiras em produtos pré-medidos, balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, radares, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, entre outros materiais e instrumentos.

É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone e WhatsApp que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou no e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br ou pelo site https://www.to.gov.br/aem no link “Ouvidoria”.