Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Victor Guimarães

Foto: Victor Guimarães

Levantamento realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) comprova que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa, encerrada no último dia 17 de dezembro, vacinou 98,75% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) do Estado, ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90% do rebanho vacinado.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, comemora o resultado. “Ultrapassamos o índice vacinal estabelecido pelo Mapa, o que mostra a dedicação de todos os produtores rurais, juntamente com os servidores da Adapec e o Governo do Estado. Essa é a última campanha realizada no Tocantins, em 2023 a vacinação será substituída pela vigilância do rebanho”, celebra. 

Nesta última etapa da campanha foram vacinados bovídeos de todas as idades, reforçando a defesa sanitária do rebanho tocantinense. Os produtores tiveram até o dia 27 de dezembro para realizar a declaração da vacinação. “Esse índice vacinal é uma comprovação do compromisso e engajamento dos produtores rurais com o combate à febre aftosa em todas as regiões do Estado, resultando em mais de 98% de todo o rebanho vacinado”, afirma o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Dados

O Tocantins conta com um rebanho de 10,8 milhões de bovídeos, sendo que a maior parte está concentrada nos municípios de Araguaçu, Formoso do Araguaia, Araguaína, Peixe e Arraias com 441 mil, 311 mil, 295 mil, 261 mil e 238 mil respectivamente. Todos os municípios, ou seja, os 139 ficaram com índice vacinal acima dos 90%: 22 atingiram 100% do rebanho vacinado. Araguatins é o município com maior quantidade de propriedades rurais cadastradas, num total de 1.425.

Vigilância

Em 2023, os produtores rurais deverão, nos meses de maio e novembro, procurar o escritório da Adapec mais próximo e obrigatoriamente realizar a declaração do rebanho, abrangendo todas as espécies da propriedade rural. A medida visa o controle sanitário dos animais.