Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

O Governo do Tocantins realizou investimentos para a ampliação da oferta dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em todo o Estado. Dados apresentados no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), apontam que atualmente o Tocantins conta com 310 leitos, sendo 211 (adultos), 41 (pediátricos) e 58 (neonatais) enquanto que no final de 2021, segundo o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre (RDQA) eram  80 (adultos), 25 (pediátricos) e 46 (neonatais).

“Graças a Deus meu pai foi atendido rapidamente e teve sua vida salva, usando um leito de UTI, pelo SUS. Não temos palavras para expressar a gratidão de tê-lo ao nosso lado, nas festividades de final de ano e sei que sem o atendimento rápido, ele teria morrido”. O depoimento é do motorista, Francisco Araújo, ao contar sua experiência com o Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense, em 2022.

Os números mostram um crescimento de 105,29%, no total geral; 163,75% nos leitos adultos; 64% nos pediátricos e 26,08% nas neonatais. “Estes leitos estão distribuídos de forma estratégica para que seja reduzido o tempo de espera na transferência dos pacientes e eles sejam atendidos em tempo hábil para salvar suas vidas. Um exemplo disso são os 10 leitos de UTI que levamos à Região do Bico do Papagaio que havia ficado mais de três décadas desassistida”, pontuou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Do total de leitos disponíveis, 139 são em hospitais geridos pela SES-TO e os restantes contratualizados na rede privada. “Estamos trabalhando em obras de um total de 160 leitos de UTIs, que funcionarão no Hospital Regional de Paraíso (10), no Hospital Geral de Palmas (80) e Hospital Regional de Miracema (10) e no Hospital Geral de Araguaína (60), o que ampliará a oferta dentro da nossa rede. Enquanto isso, mantemos a contratualização na rede privada, para garantir o atendimento continuado da demanda existente e não deixar a população desassistida”, esclareceu Piva.

O governador Wanderlei Barbosa falou sobre a ampliação. “Nosso objetivo é promover uma gestão voltada para o bem-estar das pessoas e isso começa pela saúde. Todo cidadão e cidadã precisa ter saúde para trabalhar, estudar, ter lazer, planejar um futuro e colaborar com um Tocantins melhor. Em 2023 vamos continuar trabalhando e investindo para ampliar os serviços do SUS”, afirmou o gestor.

Espera

Segundo o gerente de Regulação de Leitos da SES-TO, José Divino Dias Correa, “atualmente não temos fila de espera por leitos no Estado. Algumas vezes as pessoas olham o Portal Integra e aparecem alguns pacientes registrados. Eles estão aguardando apenas os trâmites necessários entre as equipes de envio e de recepção, para que seu quadro clínico seja averiguado e não tenha mais prejuízos à sua saúde”, esclareceu o técnico.