Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Rui Costa/Agência Senado

Foto: Rui Costa/Agência Senado

Em cerimônia de transmissão de cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nessa segunda-feira, 2, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu em fortalecer o desenvolvimento sustentável do agronegócio. De acordo com o ministro, o novo governo deve se engajar em um programa de recuperação de áreas degradadas para o crescimento de área plantada.

Fávaro também ressaltou que o combate à fome será o desafio de sua gestão. “Imagine quantos brasileiros não estão tendo uma boa tarde? Quantos brasileiros não puderam almoçar hoje? E esse é o grande desafio que nós temos que enfrentar neste governo. É o primeiro dos desafios e a agricultura, a produção de alimentos tem um papel fundamental.”

O ministro ainda colocou o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como um dos primeiros compromissos à frente do Ministério.

“Esta empresa que nós temos aqui é a grande responsável para que o Brasil se tornasse um player quase que incomparável na produção de alimentos. A ciência, a tecnologia, a pesquisa fizeram com que o Brasil galgasse os caminhos e os patamares mais altos da produção de alimentos deste mundo”, afirmou o ministro.

O ministro também enfatizou a reconstrução de pontes com a comunidade internacional. “O Brasil se tornou pária mundial com desrespeito ao meio ambiente, à condição de produzir com sustentabilidade. Reconstruir pontes com a comunidade internacional. Não só porque eles querem, mas porque se faz necessário.”

Perfil do ministro Carlos Fávaro

Senador eleito pelo estado de Mato Grosso, Fávaro é ligado ao agronegócio. No período de 2012 a 2014, foi presidente da Associação dos Produtos de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). É um dos fundadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Ainda em 2014, foi eleito vice-governador do estado do Mato Grosso (MT). Dois anos mais tarde, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo no qual permaneceu até 2017. Em 2018, renunciou ao cargo de vice-governador e concorreu ao Senado, mas ficou em terceiro lugar.

Carlos Henrique Baqueta Fávaro tem 53 anos e nasceu em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, mas mora em Mato Grosso desde 1986.

Arquivos de Áudio