Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Rede Estadual de Bancos de Leite Humano do Tocantins (REBLH-TO) divulgou nesta quarta-feira, 4, os dados de doações nas unidades de coleta do Estado, relativos ao ano de 2022. Foram 1.624,5 litros de leite distribuídos nas unidades hospitalares estaduais e particulares do Estado, que alimentaram 2.022 bebês. O número supera o ofertado em 2021 (1.156,7 litros). 

“Em 2021 o banco distribuiu 1.156,7 litros de leite, um número inferior ao conquistado este ano, porém mesmo com o aumento, precisamos de mais doações, pois nossa demanda é rotineira. O leite doado é distribuído nas maternidades públicas e privadas, assim, é preciso que mais lactantes sejam doadoras”, explica a coordenadora da REBLH-TO, Walkiria Pinheiro.

Ainda segundo a coordenadora, em 2022 também houve aumento no número de doadoras. “Em 2021 tivemos 965 doadoras em todo o Estado, e em 2022 esse número subiu para 2.707, um aumento significativo, e que demonstra a conscientização sobre a importância da doação de leite” ressaltou.

Banco de leite no Tocantins

A Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins conta com três unidades: Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR); Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione (HDO), em Araguaína. Além dos bancos de leite, existem os postos de coletas no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, que encaminham as doações para o banco do HMDR.

Requisitos para doação

Para ser doadora é necessário que a lactante não esteja tomando medicamentos que impeçam a doação, não consumir drogas ou bebida alcoólica e não fumar. As unidades do banco de leite são responsáveis pela retirada dos frascos de leite doados nas residências de mães cadastradas.

Para realizar a doação de leite, basta realizar o cadastro em uma das unidades do banco ou de coleta.