Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o status de ser um dos maiores eventos do Tocantins voltado à difusão de tecnologias para produção de grãos e outras culturas, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região será realizada no dia 27 de janeiro, a partir das 7h30, na Fazenda Uruçu, de propriedade do agricultor cooperado Luiz Gilberto Ramos. O público-alvo são produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes de cursos na área agropecuária.

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso e atuação em outros 19 municípios tocantinenses – tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO) na realização do evento.

Na edição 2023, a jornada terá duas áreas com diferentes expositores. Na primeira, foram cultivadas 17 variedades de soja, todas comerciais, em uma área de 15 hectares que contará com 14 estações, onde profissionais de 19 empresas dos ramos de sementes, defensivos, fertilizantes e tecnologia de aplicação irão expor suas novidades. São elas: Yara, Corteva, Bayer, Brasmax, J&H Sementes, Progresso Sementes, Seedcorp HO, Syngenta, Basf, Neogen Sementes, Uniggel, UPL, Sementes Campeã, TMG, Credenz, Mosaic e Fênix Pulverização de Precisão.

Já o outro espaço, que fica na sede da Fazenda Uruçu, contará com estandes de empresas de máquinas agrícolas, biofertilizantes, equipamentos diversos e instituições bancárias. Até o início desta semana confirmaram presença a TradeCorp, Agripon, Fortgreen, Fabiano Parafusos, John Deere, Sicredi e Sicoob.

Conhecimento e integração

O gerente da Unidade Técnica da Coapa, Fernando Coelho, explicou que em 2023 a Jornada Tecnológica terá novidades para tornar a experiência do público mais dinâmica. O ponto inicial será numa estrutura na sede da Fazenda Uruçu na qual o participante fará sua inscrição de forma digital e depois será transportado até a área experimental para percorrer as estações das empresas parceiras. Além disso, quem participar do evento receberá, posteriormente, um certificado emitido pelo Senar/TO.

“A Jornada Tecnológica é o momento para o produtor rural e demais participantes conhecerem o que as empresas têm de mais moderno para auxiliar no aumento da produtividade e da sanidade das plantações de grãos e, dessa forma, aumentar seus ganhos. Além disso, as empresas mostram seus produtos e prospectam negócios”, resumiu Fernando Coelho.

Já o gerente da Unidade Corporativa, Frederico Pinto, salientou que a área de exposição aumentou e novas parcerias foram fechadas com empresas de diferentes ramos para levar mais informações aos associados da Coapa e demais visitantes. “Isso só reforça a força que a Jornada Tecnológica tem em nossa região”, pontuou o executivo.

Para o presidente Ricardo Khouri, o evento já se consolidou sendo uma grande vitrine tecnológica e ainda serve para integrar toda a cadeia do agronegócio da região de Pedro Afonso.