Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Palmas dispõe de excelente capacidade logística (Foto: Luciana Pires)

Palmas se destacou em 2022 no estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios nos segmentos Comércio e Serviços, ficando nas posições 9º e 12º lugar, respectivamente, no ranking que reúne os municípios com as 100 melhores notas. O levantamento, feito pela Urban Systems para a revista Exame, analisou indicadores e dados de 326 municípios, todos com mais de 100 mil habitantes. 

O estudo foi divulgado no dia 7 de dezembro, durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos. O objetivo do estudo é destacar as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios no Brasil, que avalia, além dos três segmentos já citados, Educação, Indústria e Agropecuária.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destaca que a Capital tocantinense, apesar de ter apenas 33 anos, tem se transformado em um local atrativo para investidores e sua característica de concentrar uma grande quantidade de serviços da administração pública gera uma demanda constante aos setores do comércio e serviços, além de outros setores da economia. “Por isso a Gestão Municipal tem feito a correção da inflação - data-base - dos salários dos seus servidores, pago os direitos atrasados e com uma política de antecipação salarial todo mês. É um dinheiro que fomenta a economia da nossa Capital e valoriza as pessoas que garantem o funcionamento dos serviços públicos municipais.”

“A gestão da prefeita Cinthia implementou ações concretas de desburocratização em cumprimento da Lei da Liberdade Econômica, onde mais de 600 atividades podem ser iniciadas na Capital sem a necessidade de primeiro obter a licença, são as atividades de baixo risco”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Gustavo Bottós. O gestor ainda ressalta a política tributária, onde impostos e taxas vêm sendo mantidas, sem aumentos; também a estruturação da Casa do Empreendedor, que reuniu todos os serviços aos empresários em um único lugar; e a política de crédito do Banco do Povo que injetou em Palmas nos últimos dois anos quase R$ 2 milhões, com juros baixos e com carência para iniciar pagamento.

Estudo

No recorte Comércio foram avaliados os indicadores do número de empregos e remuneração na área, renda do trabalhador, crescimento do número de estabelecimentos, crescimento populacional e acesso à banda larga de internet por habitantes. O levantamento mostra que na área Palmas teve uma variação positiva nos empregos no comércio varejista e atacadista, como também registrou crescimento no número de estabelecimentos e no acesso a internet e a renda média do trabalho formal na área é de R$ 4.050,00, ficando com uma nota 4,161. Em primeiro lugar ficou São Paulo (SP), com 5,193 pontos.

Saindo da 27ª posição para 12ª, Palmas garante 2,965 de pontuação em Serviços, sendo que a primeira colocada foi Barueri (SP) que teve 3,846 pontos. No segmento Serviços foram avaliados o número de empregos, variação da remuneração, renda dos trabalhadores, número de estabelecimentos, a velocidade média da internet e os empregos qualificados. O estudo apontou o aumento no número de empregos no setor, com destaque aos empregos qualificados. A Urban Systems excluiu os empregos gerados pela administração pública ao analisar o setor de Serviços.

“A Gestão Municipal tem o objetivo de avançar mais na oferta de capacitações, com oferta de cursos profissionalizantes em 2023 de forma gratuita e promover mecanismos de estímulo ao desenvolvimento econômico, como a regularização do distrito Industrial e o lançamento dos editais de uso dos quiosques”, anuncia secretário Bottós para este ano. (Secom Palmas)