Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Os gestores da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz e Edinho Fernandes, receberam, nessa segunda-feira, 9, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional Escolar (ISF) Antônio Hora Filho, e o vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar. Na reunião ficou definido que o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino será realizado em Palmas, no Tocantins, em abril deste ano. O evento é classificatório para o Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.

O secretário Executivo da Educação, Edinho Fernandes, explicou que o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Escolar será realizado pela CBDE em parceria com Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Nós estamos tendo a honra de receber aqui o presidente, o vice-presidente também da CBDE que vieram para Palmas conhecer as instalações onde serão realizados os jogos. Serão mais de 700 pessoas, cerca de 500 alunas/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal. Então será uma rica oportunidade para intercâmbio educacional e esportivo”, completou.

Conforme o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, a escolha pelo Tocantins ocorreu em função do protagonismo alcançado pelo Estado nos últimos anos nas competições realizadas pela CBDE, em especial os estudantes indígenas do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, quando tiveram uma participação brilhante nos Jogos Escolares Brasileiros. “Isso despertou a atenção da CBDE e estamos animados. Nós e os secretários da Educação estamos unindo esforços para que esse campeonato brasileiro seja um sucesso. E claro, nós estamos na torcida que o estado do Tocantins realize uma excelente competição”, revelou.

Também presente na reunião, o presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães, disse que a Capital possui uma rede hoteleira de boa qualidade e que a expectativa é fazer a melhor competição do desporto escolar no país em 2023. “Vamos usar os melhores locais, os campos, a exemplo do estádio Nilton Santos e os campos de escolinhas. O objetivo é escolher os melhores locais e as melhores praças esportivas do futebol de campo do Tocantins. Nós vamos trabalhar em sintonia com a Secretaria de Educação para escolher as praças e todas as estruturas, como hotéis, restaurantes e locomoção interna para atender o evento”, explicou.

Na ocasião, a equipe da CBDE e da Seduc visitaram os espaços esportivos na Capital, como a Escolinha de Futebol Nilton Santos, administrada pelo Governo do Tocantins, além da Escolinha do 1º Batalhão da Polícia Militar de Palmas (1º BPM) e Escolinha do Flamengo. 

CBDE

A CBDE é responsável pela realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Ano passado, com sede no Rio de Janeiro (RJ), o evento contou com a participação de 5.646 alunos-atletas, entre 12 e 14 anos, para competições em 16 modalidades. O Tocantins foi representado por 210 estudantes, que conquistaram 26 medalhas entre ouro, prata e bronze, além da Far Play, por boa conduta.