Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O Governo do Estado do Tocantins, por intermédio da Agência de Fomento lança a linha de crédito “Fomento Solar”, destinado a financiar projetos de energia solar, visando atender o setor de turismo, através de recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Os projetos de energia solar poderão ser financiados 100%, em até 78 (setenta e oito) vezes, inclusa a carência de até 24 meses, com taxa de juros de 5% ao ano, mais INPC, cuja variação anual não tem ultrapassado 6%. Essa combinação resulta na melhor taxa do mercado financeiro. Neste caso, serão beneficiados os empreendimentos turísticos – como restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, pousadas, centro de eventos, entre outros, desde que possuam o Cadastro de Turismo (Cadastur) do Ministério do Turismo.

Além de fomentar o consumo de energia renovável, com baixo impacto ambiental, o lançamento da linha de crédito tem o objetivo facilitar a obtenção dos recursos, como também, apoiar e incentivar a geração de emprego e renda no segmento turístico.                      

Para a presidente da Agência, Denise Rocha, “atendendo pedido do governador Wanderlei Barbosa, elaboramos essa nova linha de crédito inovadora, pois conseguimos incluir os próprios equipamentos solares para assegurar o pagamento da operação, além do aval do financeiro 'Fampe' ou a alienação de garantias reais”. Em seguida, complementou, “o potencial do turismo no Estado do Tocantins é incontroverso, por isso, o lançamento dessa nova linha de crédito para o setor vai contribuir o desenvolvimento do segmento e permitir o avanço e o crescimento dos empreendedores do ramo”, pontuou a gestora.                                                                                                   

Na mesma linha de raciocínio, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da cadeia turística no Tocantins. "Hoje, 12 de janeiro, comemora-se a criação do Parque Estadual do Jalapão, que completa 22 anos de preservação. Trata-se de uma verdadeira joia do turismo tocantinense. Com mais de 158 mil hectares, o parque conta com belezas naturais únicas como as Dunas, formadas pela erosão da Serra do Espírito Santo. Se considerarmos que mais de 47 mil turistas visitaram essas belezas em 2022, fica claro que o potencial turístico da região é inquestionável. Nestas circunstâncias, incentivar o crescimento dos agentes turísticos, através de linhas de crédito acessíveis, é também uma função social do governo do Estado", frisou o governador.