Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Mais uma operadora de celular acaba de ser lançada. A Tá Telecom já nasce com presença nacional, atuando em todos os 67 “DDDs” do País, cobrindo todos os municípios brasileiros. A operadora também conta com lojas físicas em mais de 1600 cidades e com cerca de 10 milhões de brasileiros como clientes potenciais, que são atendidos pelas empresas com banda larga fixa.

A empresa é uma Mobile Virtual Network Operator (MVNO), que é uma operadora de rede móvel virtual que utiliza parte da infraestrutura oferecida por uma operadora móvel tradicional (com torres e antenas), que, no caso da Tá Telecom, é a TIM. Mais de 70 provedores de serviço de internet de todo país são proprietários da Tá Telecom, incluindo a SIM Internet, empresa tocantinense.

O grupo de empresários surgiu na “Iniciativa 5G Brasil”, para a compra de frequências no leilão do 5G da Anatel, quando decidiram lançar sua própria operadora de telefonia celular. O presidente da Sim Internet, Suelismar Caetano, faz parte da diretoria e do conselho de gestão da nova operadora e fala sobre as vantagens de mudar para a Tá Telecom. “Além de estarmos presentes no país todo, nossos planos são acessíveis e se adequam às necessidades de todos os públicos”, afirma.

O projeto piloto foi iniciado há mais de 20 dias e colocou no mercado mais de mil chips em serviço. A operação foi construída para incluir todos os provedores regionais interessados e mais de 73 empresas já assinaram contrato e entraram no negócio. A ideia é que a união dos provedores de internet crie uma grande operação de telecomunicações móvel no Brasil. (Precisa AI)