Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Thuany Gonçalves/Pref. Dianópolis

Foto: Thuany Gonçalves/Pref. Dianópolis

A Prefeitura de Dianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), realizou, na manhã desta segunda-feira (16), uma homenagem aos 104 anos do 'Barulho de Dianópolis'.

O momento cívico ocorreu na Praça dos Nove, com o intuito de reverenciar as mortes que aconteceram em 16 de janeiro de 1919, num conflito que passou a ser conhecido como o Barulho do Duro, Chacina do Duro ou Chacina dos Nove. O termo "Barulho" se refere ao grande estrondo que ressoava das armas.

O prefeito José Salomão destacou a data como um momento de muitas reflexões e ensinamentos. "O que aconteceu há mais de 100 anos deve ser exemplo para nossa e para as futuras gerações. Nós reverenciamos os mártires enterrados aqui neste lugar e reforçamos que estas marcas sirvam de ensinamento ao que se refere à convivência, à pacificação e ao respeito da opinião contrária, prevalecendo a justiça e o entendimento entre os humanos", assegura.

Entenda

A Lei nº 1.392/2018, foi sancionada para instituir o dia 16 de janeiro como o "Dia do Barulho". Anualmente, no dia 16/01, o momento cívico é realizado pelo Poder Executivo, na Praça dos Nove, popularmente conhecida como "Praça da Capelinha", com o hasteamento das bandeiras a meio-mastro, em reverência aos mártires enterrados no local.

Presenças

Estiveram presentes o prefeito José Salomão, o vice Aurélio, o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Magno Moura junto à equipe da pasta, a secretária de Educação, Anisiana Jacobina, o chefe de gabinete, Tiago Cardoso, integrantes da equipe técnica do Barulho e comunidade dianopolina.

A Orquestra Sinfônica Municipal Bento Jacinto da Silva entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Dianópolis sob regência do maestro Wilker Araújo.

(Foto: Thuany Gonçalves/Pref. Dianópolis)