Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e seu vice, Laurez Moreira, participaram na tarde dessa terça-feira, 17, de mais uma reunião com os Governadores membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), convocada pelo governador do Pará e presidente do consórcio, Helder Barbalho.

Conforme esclarecimento feito pelo presidente do consórcio, Helder Barbalho, o intuito da reunião foi construir as agendas regionais que serão levadas ao Presidente da República em reunião futura. “Precisamos montar as agendas regionais, com as obras e projetos de cada estado, que integrem os estados e regiões, seja na parte de estrada, porto, energia, hospitais, obras que tenham um impacto regional, e nessa dinâmica consigamos construir essa fala a ser levada ao presidente”, explicou.

O governador Wanderlei Barbosa pediu o apoio do presidente do consórcio, Helder Barbalho, para a viabilização da ponte que liga Carolina à Filadélfia, no Maranhão. “Eu já tive uma conversa com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, pois essa é uma ponte que irá trazer um progresso muito grande para a região. Gostaria que nos ajudasse, junto com o governador Brandão, para que possamos discutir. Estamos dispostos, tanto o nosso Governo, quanto o do Maranhão, em colocar recursos para fazermos essa ponte juntos, mas precisamos também de uma parceria com o Governo Federal, porque realmente é uma obra cara para os Estados”, explicou.

O vice-governador Laurez Moreira destacou a obra da BR-242. “É uma obra muito importante para o desenvolvimento, não só da nossa região, mas de todo o Brasil, principalmente para os Estados de Mato Grosso e Rondônia. Irá facilitar o escoamento da produção, a exemplo a produção do norte do Mato Grosso, rumo ao nordeste," afirmou. 

O governador Helder Barbalho também adiantou que cada Governador terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar dos projetos de seus respectivos Estados.

Acompanharam a reunião, a secretária do Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, e o deputado Issam Saado. (Secom/TO)