Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

O Dia do Farmacêutico no Brasil é celebrado no dia 20 de janeiro. A data destaca o importante papel dos profissionais, que são responsáveis pela garantia do acesso a medicamentos seguros e eficazes, além do uso racional de medicamentos. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida da população.

No SUS tocantinense, 403 farmacêuticos compõem o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e atuam em diversas áreas tais como assistência farmacêutica, vigilâncias sanitária e epidemiológica, farmácia hospitalar, manipulação de oncológicos e nutrição parenteral, bem como em compras e armazenamento, dispensação de medicamentos, entre outras.

Segundo a diretora da Assistência Farmacêutica do Tocantins, Kedma Maria Carneiro, ao todo são 19 farmacêuticos trabalhando e realizando o atendimento dos pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. “Nós realizamos o atendimento de forma humanizada oferecendo orientações quanto ao tratamento de doenças crônicas ou de maior complexidade. Atuamos em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação”.

A diretora acrescentou que “também desenvolvemos atividade logística dos medicamentos dos programas estratégicos para o atendimento da população, considerando a complexidade dos serviços de saúde, disponibilizamos apoio técnico aos colegas farmacêuticos municipais para organização da Política Nacional de Medicamentos”.

O gerente de farmácia e almoxarifado do Hospital Geral de Palmas (HGP), Fabrício Flor Silva, explicou como o farmacêutico atua dentro da unidade hospitalar. “A presença do farmacêutico deve ser assegurada em todas as atividades que envolvam medicamentos ou em ações que visem otimizar a farmacoterapia. Somos 37 farmacêuticos dentro do HGP, que atuam na clínica médica, faz acompanhamento de todos os medicamentos que o paciente toma, faz uma anamnese, avalia, faz sugestão com a equipe multidisciplinar para evolução e possível a desospitalização do paciente, contribuindo com um maior giro de leitos”, afirmou, acrescentando que “no HGP tem farmacêuticos oncológicos que atendem no setor de manipulação, atendimento ambulatorial e atendimento clínico farmacêutico, onde é feito todo o acompanhamento de reações adversas a medicações e prescrição de medicamentos quimioterápicos. Além dos farmacêuticos assistenciais que ficam no centro cirúrgico, UTI, UCI, internação, pronto socorro adulto e pediátrico e na segurança do paciente”.

Farmacêutico de profissão, o secretário executivo da Secretaria de Estado da saúde, Luciano Lima parabenizou aos colegas e falou da importância do trabalho destes profissionais. “O farmacêutico tem papel fundamental na saúde pública, cabe a ele orientar os processos relacionados à aquisição, distribuição e armazenamento dos insumos de saúde que serão ofertados à população de forma a otimizar os recursos públicos investidos”.

"Hoje o farmacêutico é um profissional essencial para a vida da população, são mais de 135 carreiras que podemos atuar e isso faz com que sejamos protagonistas e levemos mais saúde e qualidade de vida a população. O farmacêutico é uma profissão milenar, que sempre coloca em sua atuação:  compromisso, dedicação e conhecimento. É exatamente essa a fórmula ideal para um farmacêutico de excelência", disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia, no Tocantins, Maykon Jhuly Martins de Paiva.