Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A 13ª edição da Jornada Tecnológica será realizada no dia 27 de janeiro, na “Fazenda Uruçu”, no município de Pedro Afonso, na região central do Tocantins. Neste ano, o evento vai contar com o apoio do sistema Faet/Senar, com o objetivo de difundir tecnologias e conhecimentos para a produção de grãos. A Jornada é uma iniciativa da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), que tem sede em Pedro Afonso e atua em mais 19 municípios do Estado.

Agora em 2023, a Jornada irá contar com a primeira participação do Senar no evento. Para o presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, trata-se de uma iniciativa de grande importância para a instituição, “porque é um evento respeitado, de credibilidade no setor e cumpre o papel de disseminar conhecimento e inovação na produção de grãos”, destacou.

De acordo com Luiz Cláudio Faria, diretor de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), o Senar, além do suporte ao evento, também pretende divulgar seus produtos, como os cursos de capacitação tanto para o trabalhador como o produtor rural, além dos serviços de assistência técnica para quem deseja diversificar suas atividades no campo ou ainda é um pequeno ou médio produtor e não tem assistência profissional nos trabalhos que desenvolve em suas propriedades.

“Será uma experiência importante e uma rica troca de informações, pois diversas empresas que participam são prestadoras de consultoria e possuem profundo conhecimento da atividade. Teremos a oportunidade de dialogar e divulgar diretamente com os produtores rurais e trabalhadores”, pontua o diretor. O Senar também vai certificar os participantes do evento.

Stands e palestras

O evento será dividido em dois espaços. Nas estações de campo serão realizadas mais de 15 palestras rápidas sobre as experiências das empresas na lavoura de soja da propriedade. As empresas também farão exposição de produtos e serviços para o produtor rural. Numa área de 15 hectares tem experimentos de empresas de sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes e de tecnologia de aplicação desses produtos.

Já no segundo espaço, na sede da fazenda Uruçu, serão montados stands de empresas e instituições onde serão expostas máquinas e implementos agrícolas, produtos agrícolas como biofertilizantes, acessórios para os maquinários, serviços de instituições financeiras e de entidades ligadas ao agronegócio. O evento será encerrado com um churrasco servido a todos os presentes.