Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Mais de 400 famílias de Araguaína com propriedades nos setores Jardim das Flores, Coimbra e Vila Couto receberam a documentação do imóvel por meio do Programa de Regularização Fundiária Casa Legal. A cerimônia foi realizada nesta última terça-feira, 24, na quadra da Escola Paroquial São Vicente de Paulo, localizada na Vila Couto Magalhães.

Após uma espera de 40 anos, a aposentada Rodes Nascimento, de 85 anos, foi uma das beneficiadas com a entrega do título definitivo. “Cheguei aqui quando tudo era rancho. A Vila Couto foi crescendo, comprei uma casinha e sonhava muito com esse momento. Agora estou muito feliz de receber da Prefeitura esse documento”, contou a moradora.

O evento reuniu mais de 600 pessoas, com a participação dos moradores e autoridades de instituições públicas e privadas. Em seu discurso, o prefeito de Araguaína agradeceu todos os envolvidos e reforçou o compromisso da gestão em servir. “Nada aqui aconteceria sem as grandes parcerias e estamos trabalhando para produzir resultados para a população”, disse Wagner Rodrigues.

Luta antiga

A entrega desta última terça-feira contou ainda com a parceria do Governo do Estado do Tocantins. A Vila Couto pertencia ao Estado de Goiás e estava em processo de transferência em posse do Tocantins, que entregou o termo de doação para o Município continuar o trabalho.

“Prefeito, eu me lembro quando o senhor me recebeu em seu gabinete e falei sobre o interesse de regularizar a área para dar essa segurança jurídica a população e cada um fez a sua parte”, relembrou o governador, Wanderlei Barbosa.

“São famílias que recebem hoje a concretização de um sonho, é sobre direito, dignidade e mais ainda sobre ter um imóvel para chamar de seu. Vidas que sempre sonharam com a regularização do seu imóvel e muitos partiram sem ver essa conquista, como o meu pai”, disse Lilian Fonseca que subiu no palco para representar os moradores da Vila Couto Magalhães.

Mais sonhos serão realizados

O Programa Casa Legal foi iniciado em julho de 2021 e já beneficiou mais de 800 famílias. A meta é entregar 20 mil títulos e assim regularizar a situação de famílias que atualmente vivem em áreas irregulares, ocupadas até 2016.

“Vamos dar continuidade a esse trabalho apaixonante, pois vemos o resultado imediato no rosto das pessoas que recebem o documento da sua casa”, afirmou a desembargadora e presidente do TJTO, Etelvina Maria Sampaio.

Cidade com potencial econômico

Além do evento, o prefeito Wagner Rodrigues acompanhou nesta quarta-feira, 25, a agenda de trabalho do governador Wanderlei Barbosa em visita às obras que estão em execução, como na TO-422, no Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA). No local, Wanderlei destacou o potencial econômico da cidade. "Araguaína é uma das melhores cidades do País para realizar investimentos, por isso precisamos estar com a infraestrutura em boas condições para receber o empresário”, disse o governador.