Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Crédito acessível combinado com capacitação é o caminho para que os empreendedores tenham conhecimento e maturidade para gerir suas empresas de forma competitiva e sustentável. Pensando nisso, o Sebrae atua para ajudar os pequenos negócios a buscarem linhas de créditos acessíveis para alavancar suas empresas.

Francisco Ramos, analista do Sebrae, destaca que desde o começo da pandemia da Covid-19, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A principal barreira foram as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo. Diante deste cenário, o Sebrae entrou com a garantia para ajudar essas empresas, por meio do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que é uma garantia ou aval de até 80% sobre o valor financiado.

O analista explica que no Tocantins esta garantia está presente na Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento, Sicoob e Sicoob UniCentro Br. Outra forma de apoio aos pequenos negócios oferecida pelo Sebrae é a consultoria financeira, onde o Agente de Crédito e Finanças visita a empresa e realiza gratuitamente a consultoria de análise do pré ou pós crédito. “Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, em novembro do ano passado, concluiu que 40% dos empresários do Tocantins, que tiveram o crédito negado, foram pela falta de garantia real, avalista/fiador ou fundo garantidor, sendo o maior percentual em todo País”.

Ramos ressalta que o Sebrae não faz empréstimo. Porém, a instituição atua como um agente orientador desse processo de crédito. “Outros parceiros, como instituições bancárias, também auxiliam oferecendo financiamentos para essas empresas. São linhas de créditos com carência e taxas de juros diferenciadas para MEIs, MEs e EPPs”, informa.

Fampe

O Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas - Fampe trata-se de um aval complementar para facilitar para o pequeno negócio o acesso ao crédito nos bancos. O objetivo é reduzir os riscos das operações de crédito das instituições financeiras, oferecendo garantia na hora dos empréstimos. Podem ter acesso a esta garantia as categorias de pequenos negócios: Microempreendedor Individual - MEI, Microempresa - ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP.