Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual José Roberto Forzani (PT), um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa do Tocantins, encerra seu mandato nesta segunda-feira, 30. Foram 12 anos de três mandatos em defesa dos direitos dos trabalhadores tocantinenses. Para o deputado, a única certeza do momento é que, encerra-se um ciclo, mas começam outros na luta em defesa da classe trabalhadora. “Nos nossos mandatos, me esforcei ao máximo para representar a classe trabalhadora do Tocantins e tivemos grandes avanços. A luta continua", afirma o deputado.

O parlamentar fez questão de falar sobre o seu respeito e consideração por todos colegas parlamentares que em todos os seus mandatos sempre respeitaram suas bandeiras de luta, em prol da classe trabalhadora e famílias mais vulneráveis do Estado.

"Nesses 12 anos que estive na Assembleia procurei exercer o mandato focado naquilo que acredito, a inclusão do povo trabalhador nas políticas públicas de Estado", ressalta o deputado, que também enfatizou a importância da moradia popular e os direitos que as famílias têm sobre a casa própria.

Moradia

A luta pela moradia foi uma pauta muito específica da sua legislatura. Famílias que lutam por moradia e os movimentos que se mobilizam em seu apoio. Para ele, “somente com organização, conhecimento, solidariedade e união é possível transformar a vida do povo trabalhador”.

Em termo de segurança para a população, Zé Roberto também cobrou a responsabilidade do Governo do Estado para levar policiamento em todos os municípios, bem como, arrumar as estradas, sendo preciso a instalação de balanças para que os caminhões que andam com sobrecarga de peso atuem conforme a lei.

Saúde indígena

Durante seu mandato, o deputado denunciou descaso com saúde indígena na região do Bico do Papagaio. Ele afirmou que esteve em Tocantinópolis e foi recebido por vários caciques do povo apinajé, que estavam em uma mobilização de saúde. "A informação que nos trouxeram foi que há muita dificuldade na saúde e não tem atendimento. O relato é de surto de tuberculose no meio da população apinajé e não podemos deixar os povos tradicionais sem socorro. Não podemos deixar nossos irmãos indígenas sem atendimento”, alertou Zé Roberto.

Cuidado com o povo

Zé Roberto foi veementemente defensor de um Projeto de Lei para ajudar mães tocantinenses sobre segurança alimentar durante a pandemia e em iniciativa ao combate da Covid-19. O deputado disponibilizou através de duas emendas parlamentares um montante de mais de R$ 2 milhões para prestar assistência ao povo trabalhador tocantinense no período de crise. O valor foi utilizado na compra de cestas básicas e aparelhos respiratórios para unidades hospitalares.

Veneno no Agro

O deputado também apresentou Projetos de Lei e lutou para regular o uso dos agrotóxicos no Tocantins. “O veneno traz grande problema para a saúde e já vimos em nosso Estado, que em todos os nossos municípios têm água contaminada”, disse.

Ao concluir o seu terceiro mandato, o deputado fez seus agradecimentos a todas as pessoas por todo o acolhimento que sempre teve na Casa de Leis do Estado.

Perfil

José Roberto Ribeiro Forzani é natural de Pirenópolis (GO), pioneiro no Tocantins, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. Sua atuação foi pautada na defesa das demandas da Classe Trabalhadora com ênfase na agricultura familiar, moradia e defesa das comunidades tradicionais.

Zé Roberto Lula, como gosta de ser chamado, é o atual presidente do Diretório do Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores do Estado do Tocantins.