Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um crime de homicídio qualificado, ocorrido no mês de julho de 2022, no Distrito de Taquaruçu e que vitimou um homem de 25 anos foi devidamente esclarecido pela Polícia Civil. As investigações foram realizadas por meio da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) de Palmas.

Conforme o delegado-chefe da Unidade Policial, Guilherme Coutinho Torres, o inquérito foi concluído nesta segunda-feira, 30, e resultou no indiciamento de um indivíduo de 24 anos que é apontado como o autor do crime. “As investigações da 1ª DHPP revelaram que a vítima foi morta após se envolver em uma confusão com outros indivíduos na noite do dia 9 de julho de 2022, na praça central do Distrito de Taquaruçu”, explicou.

Ainda segundo o delegado, na ocasião, a vítima Rafael Ribeiro Costa foi atacada pelas costas com vários golpes de faca. “A vítima estava na praça quando teria dito que era proveniente do Rio de Janeiro e que era integrante de determinada organização criminosa”, informou a autoridade policial.

As investigações também apontaram que o homem teria dito que seria especialista em matar integrantes de uma facção rival a que ele dizia pertencer. Ao ouvir isto, um terceiro teria arremessado uma lata de cerveja na vítima. Diante disso, Rafael foi tirar satisfações, momento em que foi atacado pelo suspeito, o qual desferiu vários golpes de faca que atingiram, sobretudo, o pescoço, costas, tórax e braços da vítima. Devido a gravidade dos ferimentos, o homem morreu ainda no local.

Logo após tomar conhecimento do crime, a Polícia Civil deu início as investigações e, em pouco tempo, identificou o autor dos fatos. Na oportunidade, o delegado representou pela prisão do autor, que foi deferida pelo Poder Judiciário. Porém, ao saber que era procurado, o homem fugiu e permaneceu foragido por quase seis meses.

Prisão

Na noite do último dia 21 de janeiro o indivíduo foi preso pela Guarda Metropolitana de Palmas, quando estava em um bar na região sul de Palmas. Eles teriam recebido denúncia anônima de que haveria um homem com mandado de prisão no local.Ao se deslocarem ao bar constataram que ele possuía ordem de prisão decretada e o conduziram à Central de Atendimento da Polícia Civil. O delegado plantonista deu cumprimento a ordem judicial e o homem foi recolhido à Unidade Penal de Palmas, onde se encontra à disposição da Justiça.

Indiciamento

Conforme destaca o delegado Guilherme Coutinho, com a conclusão das investigações, o inquérito será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para a adoção das medidas legais cabíveis.

“Trata-se de um homicídio qualificado por motivo torpe, que envolve briga de facções criminosas e que foi devidamente solucionado pela Polícia Civil do Tocantins. A ação é mais uma medida de combate ao crime organizado”, finalizou o delegado.