Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos

Quente, abafada, superlotada e com uma hora de atraso. Foi assim a posse dos 24 deputados estaduais eleitos para a 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO). A Sessão Solene foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, com mais autoridades e visitantes que o plenário e galerias poderiam suportar.

Equipes de imprensa, assessores de deputados e de órgãos diversos foram encurralados na única galeria disponível para estes profissionais. O aperto inviabilizou o trabalho de muitos, principalmente o de fotógrafos e cinegrafistas.

A cerimônia foi presidida pelo deputado Leo Barbosa (Republicanos), atual 2º vice-presidente da casa. Regimentalmente, quem deveria presidir a sessão seria o deputado Cleiton Cardoso (Republicanos). A reportagem apurou que não houve motivo específico para que Cardoso cedesse a prerrogativa para Barbosa. “Acordo de cavalheiros”, mencionou um assessor.

Foto: Antônio Gonçalves 

Seguindo o rito cerimonial, primeiramente os parlamentares, um a um, fizeram o juramento na tribuna e assinaram o termo de posse.

Dos 24 parlamentares, 15 foram reeleitos e nove são novatos. O Republicanos é o partido com maior número de membros: Olyntho Neto, Nilton Franco, Léo Barbosa, Cleiton Cardoso, Amélio Cayres, Valdemar Júnior e Jorge Frederico – todos reeleitos.

Os novos deputados na Casa são: Cláudia Lelis (PV), Eduardo Bonagura (Cidadania), Jair Farias (União Brasil), Ivory de Lira (PCdoB), Fabion Gomes (PL), Júnior Geo (PSC), Vanda Monteiro (União Brasil) E Vilmar de Oliveira.

Antes mesmo do início da atual Legislatura, o Palácio Araguaia – comandado por Wanderlei Barbosa (Republicanos) – já contava com maioria na AL, e as recentes articulações para a eleição da Mesa Diretora deixaram a situação ainda mais confortável no Legislativo.

Deputados e Palácio Araguaia fecharam acordo em torno dos nomes de Amélio Cayres e Leo Barbosa (filho do governador) para presidirem o Legislativo pelos próximos quatro anos; Cayres vai comandar o Parlamento nos anos de 2023 e 2024, enquanto Barbosa será o presidente da Casa no biênio subsequente – 2025/2026. Ambos os presidentes, atual e futuro, foram eleitos já nesta quarta-feira, logo após a cerimônia de posse.

A base governista conta com pelo menos 14 assentos no Legislativo. Até mesmo parlamentares que deveriam se situar na oposição estão alinhados com o governo. “Quero parabenizar o governador Wanderlei Barbosa pelo excelente trabalho que vem realizando e o respeito a essa Casa de Leis. Quero dizer a vossa excelência que sou sua companheira em busca de melhorias para a vida do nosso Estado”, declarou a deputada Janad Valcari (PL), eleita pela coligação de Ronaldo Dimas (PL), que concorreu contra Wanderlei Barbosa no ano passado.

Júnior Geo (PSC), que se diz independente, fez um discurso que soou amistoso. “Eu não sou oposição ao governador, sou oposição às coisas erradas. O objetivo da Casa de Leis é somar forças para que tenhamos um Estado forte, desenvolvido e que possa agraciar toda a população”, declarou.

Leo Barbosa aproveitou a deixa: “vamos buscar o bom relacionamento institucional [...] que possamos fazer um mandato plural, de boa convivência, mas buscando protagonismos, porque fomos eleitos para defender aquilo que acreditamos [...] Quero agradecer e cumprimentar ao meu pai – meu professor na vida pública e na vida como um todo – pelos valores, criação, pelo cuidado e pelo zelo”, disse.

Convidado para discursar na tribuna, o governador Wanderlei Barbosa deu a tônica do que espera da gestão pelos próximos quatro anos. “Não vamos fazer muito se houver divergências acentuadas. As divergências ideológicas não nos ferem. Eu quero acertar. O gabinete estará aberto a todos os prefeitos, secretários, representantes sociais, independentemente de bandeira ideológica”, disse.

Um detalhe não passou despercebido no discurso do governador: a moeda de troca que deve garantir o alinhamento e boa convivência entre os dois Poderes pelos próximo anos – as emendas parlamentares. “Nós vamos fazer um grande trabalho junto com todos os deputados. Não tenham dúvidas. Todas as suas emendas são devidamente planejadas pelos seus gabinetes. Elas terão ressonância no Governo. Todas as suas emendas têm uma discussão prévia e terão pagamento dentro da lei, de acordo com o planejamento que foi feito por nós juntamente com os senhores, criando o fundo das emendas. Não adianta criticarem quando eu pagar uma emenda, porque eu vou pagar. Essa é a ferramenta de trabalho do parlamentar”, concluiu.

Confira os deputados que assumiram mandato na Assembleia Legislativa:

Aldair da Costa Sousa (Gipão) – PL; (novato)

Amélio Cayres de Almeida (Amélio Cayres) – Republicanos; (Veterano)

Antonio Jair de Abreu Farias (Jair Farias) – UB; (Veterano)

Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis (Cláudia Lelis) – PV;
(Veterana)

Cleiton Cardoso de Almeida (Cleiton Cardoso) – Republicanos; (Veterano)

Eduardo Bonagura (Eduardo do Dertins) – Cidadania; (Veterano)

Eduardo Malheiros Ribeiro Fortes (Eduardo Fortes) – PSD; (Novato)

Eduardo Mantoan (Mantoan) – PSDB; (Novato)

Fabion Gomes de Sousa (Fabion Gomes) – PL; (Veterano)

Gutierres Borges Torquato (Gutierres Torquato) – PDT; (Já assumiu a
suplência)

Ivory de Lira Aguiar Cunha (Ivory de Lira) – PCdoB; (Veterano)

Janad Marques de Freitas Valcari (Professora Janad Valcari) – PL;
(Novata)

Jorge Frederico (Jorge Frederico) – Republicanos; (Veterano)

José Luiz Pereira Júnior (Professor Júnior Geo) – PSC; (Veterano)

Luciano Pereira de Oliveira (Luciano Oliveira) – PSD; (Novato)

Marcus Marcelo de Barros Araújo (Marcus Marcelo) – PL; (Novato)

Moisemar Alves Marinho (Moisemar Marinho) – PSB; (Novato)

Nilton Bandeira Franco (Nilton Franco) – Republicanos; (Veterano)

Olyntho Garcia de Oliveira Neto (Olyntho Neto) – PRB; (Veterano)

Valdemar Rodrigues Lima Júnior (Valdemar Júnior) – Republicanos;
(Veterano)

Vanderlúcia Monteiro de Castro Reis (Vanda Monteiro) – UB; (Veterana)

Vilmar Alves de Oliveira (Vilmar de Oliveira) – SD; (Veterano)

Wiston Gomes Dias (Wiston Gomes) – PSD; (Novato)

Yghor Leonardo Castro Leite (Léo Barbosa) – Republicanos; (Veterano).

 Hall de entrada da AL-TO no momento em que deputados tomavam posse no plenário

 Entrada da AL-TO lotada de pessoas que aguardavam para entrar mesmo após o início da cerimônia