Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Vinte e uma receitas de preparo e aplicação de caldas e confecção de substratos para plantas estão disponíveis para consulta no Manual de Boas Práticas Agrícolas para Pequenos Produtores. O manual foi organizado pelos docentes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Palmas, Cid Tacaoca Muraishi, Daisy Parente Dourado, Roberta Zani da Silva e Thiago Magalhães de Lazari, com a participação de acadêmicos, e publicado pela Editora da Unitins.

São abordados desde os procedimentos de preparo das caldas e substratos até a forma de utilização. Informa ainda sobre as precauções para a correta execução das operações, garantindo a saúde e segurança do trabalhador e ainda sobre aspectos de preservação do meio ambiente que podem ser contemplados por meio das Boas Práticas Agrícolas.

“A agricultura familiar brasileira mostra diariamente sua competência na produção de alimentos, para tanto, precisa superar inúmeros obstáculos como a dificuldade à assistência técnica especializada. Dessa forma, este manual tem a função de levar informação de maneira fácil e acessível ao pequeno produtor rural, tornando-o mais eficiente e potencializando a cadeia produtiva”, diz a apresentação.

Uma das receitas do manual é a de inseticida caseiro usado contra pulgões, formigas, cochonilhas e mosca branca, feito com detergente, água e vinagre de álcool. Para ter acesso a essa e às demais, clique aqui.

O professor doutor Cid Tacaoca explica que o material foi produzido dentro da disciplina Projeto Integrador – que reúne várias disciplinas, acadêmicos e sociedade – “em busca de soluções orgânicas, sem uso de defensivo, para combater algumas pragas e doenças de culturas e utilizados, principalmente, para pequenos produtores. Uma cartilha voltada para esse público, buscando sempre a parte de sustentabilidade e orgânica”.

A professora doutora Roberta Zani completa que essas receitas são fáceis de preparar, usam ingredientes encontrados nas propriedades, como, por exemplo, detergente, pimenta, alho, leite, ou de fácil aquisição no comércio local a baixo custo. “Esse manual vem para auxiliar os pequenos produtores com receitas de defensivos, para controle de pragas e doenças, e para fertilização de plantas, buscando produzir com maior sustentabilidade, que não prejudique o meio ambiente, e com custo muito baixo, sem contar que também não faz mal para o próprio produtor na hora da aplicação”, enfatiza.

Para o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, professor mestre Thiago Magalhães de Lázari, “a ciência é eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade. Uma instituição que se fundamenta no tripé ensino, pesquisa e extensão necessita oferecer à sua comunidade acadêmica a oportunidade da ciência, e isso a Unitins faz com excelência. A produção desta cartilha técnica demonstra o interesse do curso de Engenharia Agronômica em estabelecer diálogo com a sociedade, mostrando suas pesquisas e resultados que, direta e indiretamente, otimizam os processos produtivos e melhoram a vida das pessoas”.

A diretora da Editora da Unitins, professora doutora Liliane Scarpin, também, comemora a publicação. “O manual oferece o registro de boas práticas ao pequeno produtor rural em seu cotidiano. Os professores e acadêmicos fizeram um excelente trabalho que agrega valor ao curso de Engenharia Agronômica e presta serviço à comunidade externa. Essa é a primeira publicação deste ano da Editora Unitins”, finaliza.