Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O lançamento do programa “Crédito Acessível” voltado a empresários tocantinenses aconteceu nesta sexta-feira, 3. O programa do Governo Estadual, disponibilizado por meio da Agência de Fomento, visa a equalização de taxas de juros, oferecendo taxas de juros mais acessíveis, maiores prazos para pagamento e de carência, que proporcionam melhores condições para o impulsionamento dos negócios. A Fecomércio esteve representada pelo diretor sindical, Rubens Pereira da Luz, e pela superintendente, Alexandra Bramatti.

A intenção do poder público, ao subsidiar as taxas de juros, é propiciar incentivos financeiros aos vários segmentos comerciais de mercado, com a finalidade de evitar desempregos e alavancar a economia, além de aumentar as possibilidades de renda dos empreendedores.

Entenda o programa

A equalização equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas pagas pelo tomador final. Na prática, trata-se de um bônus, caso o cliente mantenha a parcela em dia em que os recursos aportados na Fomento, pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDES), garantem a operação de equalização entre 1% e 2%, permitindo que o tomador do empréstimo pague apenas 1,5% ao mês.

O microcrédito está definido em até R$ 30 mil, com até três meses de carência e até 36 meses de prazo para pagar. Já as demais linhas de crédito – até R$ 100 mil – em até 60 meses para pagar, com até quatro meses de carência. Ambos são destinados a empreendedores estabelecidos no Tocantins, na linha de comércio e serviços, indústrias, mobilidade urbana e, também, para profissionais liberais.

O atendimento da Agência de Fomento do Tocantins, em Palmas, é das 12h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através do e WhatsApp. Já nas outras regiões do Estado, o atendimento será realizado pelas sucursais de Araguaína e Gurupi, instaladas nas unidades do É Pra Já daquelas localidades, ou pelo telefone. A Agência de Fomento ainda possui o site: www.fomento.to.gov.br para o esclarecimento de dúvidas.