Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputados tomaram posse na última quarta, 1º de fevereiro, quando também elegeram Mesa Diretora para dois biênios subsequentes

Deputados tomaram posse na última quarta, 1º de fevereiro, quando também elegeram Mesa Diretora para dois biênios subsequentes Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos Deputados tomaram posse na última quarta, 1º de fevereiro, quando também elegeram Mesa Diretora para dois biênios subsequentes Deputados tomaram posse na última quarta, 1º de fevereiro, quando também elegeram Mesa Diretora para dois biênios subsequentes

O PSB (Partido Socialista Brasileiro (PSB) nacional recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender os efeitos da proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) no final do ano passado e que alterou a data de votação da Mesa Diretora do parlamento estadual.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) levada ao Supremo, o partido pede também que seja anulada a votação da direção da Mesa Diretora da AL-TO para o segundo biênio da atual legislatura, que elegeu Leo Barbosa (Republicanos) como presidente de forma antecipada.

Os pedidos foram feitos de forma cautelar, mas os advogados do PSB querem que o STF julgue a questão de forma definitiva, declarando a inconstitucionalidade da PEC que suscitou a manobra política no Poder Legislativo tocantinense. “A alteração feita nos últimos dias da legislatura, a fim de possibilitar a definição da Mesa Diretora do segundo biênio ainda na primeira sessão legislativa do primeiro biênio, revela claro intuito de se usufruir da influência na legislatura anterior para direcionar o resultado do pleito para o grupo político que já se encontra no poder da Casa Legislativa”, consta na ADI.

Os advogados também querem que, ao final da análise, o STF forme jurisprudência para proibir novos casos sob a tese de que “a eleição de Mesa Diretora de Casa Legislativa para o 2º biênio deve ser realizada em data razoável e próxima ao início do terceiro ano da legislatura, mantendo-se a contemporaneidade entre a eleição e o respectivo mandato”.

Apesar de outras assembleias legislativas, como a dos estados do Rio Grande do Norte e Piauí, também adotarem o mesmo modelo de votação, a questão nunca foi julgada pelo STF e pode ameaçar o mandato de Leo Barbosa no biênio 2025/2026.

O deputado Leo Barbosa afirmou que recebeu a notícia da ADI com naturalidade. "Fizemos tudo conforme o regimento e as leis do nosso estado democrático de direito. Alterar a data de uma eleição não tira dela sua validade. Fui eleito por 24 deputados, incluindo um parlamentar do PSB, que é o partido que moveu essa ação. Então, nem ele mesmo acredita no entendimento de quem moveu essa ação", disse Barbosa.