Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve nesta quarta-feira, 8, juntamente com a equipe de governo, na empresa esmagadora de soja do Grupo Fazendão, localizada em Cariri do Tocantins. A visita teve caráter técnico para avaliação e câmbio de informações no que se refere à produção de grãos, já que o Grupo Fazendão é uma das maiores empresas do agronegócio da região central do País. “O Tocantins é um estado que cresce e o setor produtivo cresce junto. Nós precisamos organizar a infraestrutura do Estado para atender o setor empresarial, que gera tanto desenvolvimento e emprego para o nosso povo. O Grupo Fazendão é exemplo disso, uma empresa que vem crescendo de forma extraordinária”, ressaltou o Chefe do Poder Executivo na visita.

Já em Gurupi, o governador e sua equipe acompanharam o lançamento da construção do polo de cargas no Terminal Multimodal na Ferrovia Norte-Sul do Grupo Fazendão. A obra fica localizada na rodovia BR-242, é de responsabilidade do setor privado e tem um investimento no valor de R$ 45 milhões. A construção contemplará escritórios, balanças, refeitório, banheiros e vestuários. Além disso, a obra do terminal terá um armazém graneleiro com capacidade de 41.000 toneladas; com fluxo de recepção de 400 toneladas/hora e de expedição de 1.500 toneladas/hora de soja e 1.200 toneladas/hora de farelo. Podendo fazer o carregamento de dois vagões por vez, em uma composição de 80 vagões em 10 horas de embarque.

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, comentou sobre a importância do polo para o Estado e o quanto a obra vai beneficiar o setor de produção. “Essa realização do setor produtivo é de suma importância para o Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa é um homem sensível e sabe da relevância de Gurupi para todo o Tocantins e priorizará essa grande obra para a cidade, para a Ferrovia Norte-Sul e para o Estado como um todo”, expressou o vice-governador.

Para o presidente do Grupo Fazendão, Volney Aquino, o apoio do Governo do Tocantins representa um crescimento para o Estado e, ainda, para o setor produtivo nacional. “O polo de cargas possibilitará escoar produtos daqui para localidades como Santos, em São Paulo, e também, para um segundo momento, mandar para outros portos. Com um frete mais competitivo, você produz mais soja, o produtor ganha mais dinheiro e toda cadeia gira em função da rentabilidade e da sustentabilidade”, afirmou Volney Aquino.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, reforçou o valor do empreendimento para o Estado e das futuras obras de infraestrutura voltadas para o setor produtivo que serão executadas pelo Governo do Tocantins. “O governador se comprometeu em analisar e dar andamento à obra, que diz respeito à via extra em Gurupi. Além disso, obras como essa do setor privado beneficiam muito o Tocantins e nós, do Governo, damos total apoio. O empreendimento do Grupo Fazendão vai trazer competitividade para o nosso produto, pois desafogará a via rodoviária e assim aumentará a produção”, destacou o secretário Jaime Café.