Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população, Araguaína terá 18 novos poços artesianos com 60 metros de profundidade, que serão construídos nas zonas rural e urbana. A primeira perfuração foi iniciada no último dia 6, no povoado Inhumas, localizado às margens da BR-153, logo após o Setor Costa Esmeralda.

“Estávamos recebendo muitas reclamações, o que trouxe impacto na qualidade de vida das pessoas. Por isso, vamos resolver de uma forma definitiva o problema de abastecimento e assim a população terá mais dignidade”, informou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

No período de estiagem, a dona de casa Iraci Nascimento, que mora há 50 anos no povoado, conta que para conseguir água para a sua família tinha que percorrer quase 2 km. “Todo verão a gente sofria, íamos andando até a universidade buscar água e alguns outros moradores traziam galões para nós”.

Mais segurança hídrica

No povoado Inhumas, a população conta com um poço artesiano que não consegue mais atender a demanda e causava transtornos, o Município realizou reparos para que os mais de 150 moradores tenham os dois reservatórios em funcionamento.

“Trocamos toda a tubulação do reservatório que já existe aqui, vamos colocar um cavalete que fará uma ligação com o novo poço artesiano, evitando assim que população fique desabastecida e tenha mais segurança hídrica”, explicou o secretário de Infraestrutura, Frederico Prado.

Os moradores até tentaram construir um poço raso, com 9 metros de profundidade, conhecido como cisterna, e não tiveram sucesso. Durante a visita do prefeito, agradeceram o investimento. “Sem água ninguém faz nada, essa notícia foi boa demais, agora vai melhorar demais para nós”, falou o aposentado José Gomes.

Locais beneficiados

Os locais foram definidos após um estudo e mapeamento que identificou as necessidades e condições geológicas para realizar as perfurações. Dentre as regiões beneficiadas estão os assentamentos Rio Preto, Pilões, Rio Preto, Caracol e Setor Costa Esmeralda.

Na cidade, serão feitos na região da Jacuba, Secretaria de Infraestrutura e o NPA (Núcleo de Produtores Agrícolas). Para facilitar a irrigação da grama e eliminar os custos com o caminhão-pipa, os campos de futebol dos bairros de Fátima, Barros, Jardim das Flores, Palmeiras, Araguaína Sul, e ainda os Complexos Beira Lago e Jardim dos Ipês ficarão sempre abastecidos pelos novos poços de água.

 Foto: Marcos Sandes

Etapas para implantação

Para a construção dos poços artesianos, o Município está investindo R$ 1,5 milhões com recursos do Tesouro Municipal. Dez serão feitos na cidade e outros oito na zona rural.

Dividida em três etapas, a previsão é que a empresa que ganhou a licitação realize as implantações nos próximos 90 dias. Cinco poços artesianos serão construídos ainda neste mês de fevereiro, seis serão feitos em março e sete durante o mês de abril.