Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

 A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza até esta quinta-feira, 9, a verificação em nove equipamentos medidores de velocidade (radares misto, fixo e barreiras eletrônicas) em Palmas. 

Os motoristas devem ficar atentos ao impedimento do trânsito que será isolado para a aferição dos equipamentos por cerca de quarenta minutos em cada local. As operações de verificação de radares contam com o trabalho da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos.

A vice-presidente da Agência de Metrologia, Débora Vasconcelos, comunica que a “verificação de equipamentos de medição de velocidade é uma ação periódica da Agência e que acontece conforme demanda das concessionárias responsáveis pelos radares”.

Cabe ao Governo do Estado, por meio da AEM realizar as operações de Verificação Inicial, Periódica e Pós Reparo em radares fixos e móveis de trânsito. A ação da área de Instrumentos atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

Ensaios metrológicos em radares fixos, misto e em barreiras eletrônicas

Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média de cinco vezes (para instrumentos existentes), com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Os radares são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Radares a serem verificados nesta quinta-feira, 9

08h30 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 15 (Palmas Brasil) – Sentido Sul

09h30 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 09 (Ama) – Sentido Sul

10h30 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 09 (Ama) – Sentido Norte