Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alternativa para segurança alimentar e para geração de renda das famílias quilombolas das comunidades Poço d´Anta e Baião, no município de Almas, o Projeto Barraginha, contemplou nesta sexta-feira, 10, em Almas, 45 famílias com a doação de alevinos para o cultivo de peixes.

A iniciativa, realizada anualmente, faz parte de uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Projeto Pirapitinga, e visa fomentar o cultivo de peixes nas comunidades.

Na sua sétima edição, o projeto foi idealizado após a construção de barraginhas, criadas para amenizar a falta de água durante o período de estiagem no Tocantins. Essas barraginhas foram instaladas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para melhorar a questão da seca na região, e com isso, estas comunidades encontraram outra forma de se beneficiar com esses reservatórios, que é a criação de peixes.

Com o apoio dos parceiros foi possível viabilizar este projeto que já acontece há sete anos, ajudando as famílias tanto na complementação alimentar, quanto na geração de renda, com a venda do excedente. Agradecemos aos gestores municipais de Almas e ao senhor Aury e dona Divina [Aguiar] por apoiar esse projeto tão importante para as famílias tradicionais de Almas”, explicou a extensionista do Ruraltins em Almas, Luciana Monteiro.

A entrega contou também com o apoio da técnica em agronomia Raissa Rodrigues e do secretário da Agricultura Municipal, Miguelsinho Ribeiro de Sousa.