Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gurupi deu um passo importante para fortalecer ainda mais o setor produtivo local e fomentar a geração de novos empregos na cidade. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, aderiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-TO). Com isso, as pequenas agroindústrias da cidade poderão realizar a comercialização de produtos de origem animal em todo o território estadual.

A adesão foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 10, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Conselho Gestor do Susaf-TO. Com essa adesão, as empresas que até então só podem comercializar seus produtos de origem animal dentro do próprio município, poderão realizar a comercialização nos 139 municípios do Estado.

O inspetor sanitário municipal, Douglas Henrique Morais, explicou que nos próximos 10 dias o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vai começar a indicar as empresas gurupienses ao Susaf-TO. Para aderir ao Sistema, as empresas interessadas em ampliar sua comercialização passarão por um processo de análise de documentações e análise higiênico-sanitária, pré-operacional, operacional e pós-operacional, para serem aprovadas.

“O município passou por mais ou menos um ano de auditoria, habilitação, organização e estruturação do trabalho da inspeção para adesão ao Susaf-TO. Graças ao empenho da gestão municipal, esse trabalho já alcançou este grande resultado mais rápido do que pensávamos. E com isso, já estamos trabalhando também para em breve aderirmos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), ampliando esse mercado para todo o território nacional com produtos oriundos de Gurupi”, disse o inspetor.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, destacou que a adesão ao Susaf-TO foi comemorada pelo setor produtivo de Gurupi, pois vai ampliar substancialmente o mercado para várias empresas que trabalham no ramo de processamento de produtos de origem animal. “Vai significar um grande crescimento no volume de negócios para essas empresas e vai estimular ainda mais a competitividade, pois, as empresas de Gurupi têm qualidade para competir com empresas de outras praças e disputar esse mercado em todo o Estado”, afirmou.

Atualmente, Gurupi tem 74 empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). É o município do Tocantins com maior número de empresas registradas no serviço de inspeção e com a adesão ao Susaf-TO a expectativa é ampliar ainda mais esse número.