Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Henio José

Foto: Henio José

A Secretaria Estadual da Educação lançou nesta quarta-feira, 15, a campanha ‘Fora da Escola não pode!’ e assinou um Acordo de Cooperação com instituições parceiras, visando fortalecer as ações de busca das crianças e jovens que estão fora da escola. Para o estudante Carlos Eduardo Araújo Chaves, 17 anos, que cursa a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, o apoio do programa Busca Ativa Escolar ajudou muito a recuperar os estudos e a adquirir confiança na escola.

O evento denominado Dia D da Busca Ativa, representou um grande movimento que reuniu representantes de secretarias estaduais, secretarias municipais de educação, instituições parceiras como a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entre outras.

A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, mobilizou parte dos municípios tocantinenses para que participassem da programação do Dia D da Busca Ativa. “Esse é um momento importante para darmos as mãos e realizarmos juntos as ações para localizar as crianças e os adolescentes que estão fora da escola. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, são um milhão de crianças que não estudam no País, e por isso, temos que unir forças em todos os municípios”, frisou Francinete.

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, falou da satisfação em contar com as parcerias de diversas instituições nesse processo de fortalecer a escola. “A educação vai dar um salto de desenvolvimento e de qualidade, seremos referência para o Brasil, porque estamos investindo em todos os setores, desde a reforma das estruturas físicas das escolas, como adquirir tecnologias para melhorar as práticas pedagógicas e investir nos profissionais da educação”, ressaltou.

Edinho Fernandes ressaltou o trabalho da equipe. “Hoje estamos dando início a esse trabalho do programa Busca Ativa no ano letivo 2023. Instituímos o Comitê Estadual do Busca Ativa Escolar, que irá trabalhar juntamente com as Diretorias Regionais de Educação e com as prefeituras municipais. São 122 municípios que já fizeram a sua adesão ao programa Busca Ativa”, afirmou.

A professora Maristélia Alves, diretora regional de Educação de Palmas, ressaltou o comprometimento das escolas. “Eu estou aqui com um guarda-sol que representa a rede de proteção para que nenhuma criança ou adolescente fique sem estudar. E para isso, a parceria dos pais é importantíssima. E neste ano, estamos percebendo uma maior presença dos pais na escola”, comentou.

Maristélia destacou o compromisso. “Eu observo o sistema de matrículas toda semana e questiono as escolas sobre os estudantes que estão faltando sem justificativa. Atualmente temos 2500 alunos matriculados em nossas escolas, e estamos fortalecendo as ações de acolhimento e de acompanhamento para que eles encontrem na escola todo o apoio que precisam para estudar”, contou.

Ana Leide Rodrigues, coordenadora operacional do programa Busca Ativa da Prefeitura de Colinas, falou do trabalho realizado no município. “Nós já temos um comitê formado, que já realiza ações como visitas aos lares, e a cada dois meses, promovemos uma formação para os seus membros. E este é um trabalho que estamos vendo resultados importantes”, esclareceu.

Para Nayana Lorena da Silva Goes, especialista em educação da Unicef, o encontro do Dia D da Busca Ativa representou uma importante ação para a mobilização em busca dos estudantes que estão sem estudar. Nayana foi uma das palestrantes do evento. Em sua conversa com os participantes, ela mencionou que segundo os dados, são 32 milhões de crianças e adolescentes que estão identificadas na linha da pobreza multidimensional, em situações como a falta de alimentação, vivem em moradias precárias e não tem acesso à informação. “Por isso essa Busca Ativa Escolar é tão importante para trazer essas crianças e adolescentes para a escola, porque lá, eles recebem apoio de toda uma rede de colaboradores”, ressaltou Nayana.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, Katilce de Souza Guedes e a orientadora educacional, Joina Pereira Barbosa Carvalho, falaram das ações que a escola realiza desde 2021, para fortalecer a permanência dos estudantes na escola. “Nós desenvolvemos estratégias para buscar o aluno que não está indo para a escola, entrar em contato com o estudante e quando não alcançamos o nosso objetivo, solicitamos a parceria do Conselho Tutelar. Essas ações estão dando certo”, explicou Katilce.

Katilce enfatizou que um dos principais motivos do afastamento dos estudantes da escola, é a necessidade de trabalho e em segundo lugar, vem as situações de ansiedade e depressão.

Para esse trabalho de Busca Ativa Escolar, a Secretaria da Educação conta com o trabalho das equipes multidiplinares, que conta com o orientador educacional, psicólogo e assistente social.

O resultado

O estudante Carlos Eduardo, conseguiu superar desafios e voltar para a escola. “Esse apoio dos professores foi fundamental para que eu não perdesse o ano letivo e encontrei compreensão e confiança”, frisou.