Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Com o intuito de alertar as pessoas para a doação de sangue antes das festividades do carnaval e assim garantir estoques suficientes para atender as demandas dos hospitais públicos e privados, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou na quarta-feira, 15, o funcionamento das unidades da Hemorrede do Tocantins. Segundo a Pasta, todos os pontos de coletas funcionarão normalmente no sábado, 18, e segunda-feira, 20. Somente a Unidade de Coleta de Palmas, anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP) estará fechada nestes dias. Na sequência, todas as unidades estarão fechadas na terça-feira de Carnaval, 21, e retornam o funcionamento normal, a partir de quarta-Feira de Cinzas, 22.

Dados da Hemorrede do Tocantins apontam que em períodos de feriados prolongados há uma queda significativa no número de doadores que procuram a unidade. Em 2022 a média diária de doações de rotina foi de 90 doações e no período de carnaval caiu para 40 doações diárias. Uma redução de 55%.

“Apesar de diminuir a procura, as demandas por sangue nos hospitais tendem a aumentar durante o período do carnaval, devido ao crescimento no número de acidentes de trânsito e casos de violência. Por causa disso, é importante que as pessoas façam doações antes de pegar a estrada ou cair na folia, para que possamos garantir a continuidade do serviço”, explicou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.

Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.

Onde doar

- Hemocentro Coordenador de Palmas: (Seg a sex 7 às 18:30h Sab: 7h às 12:30h)

- Hemocentro Regional de Araguaína – Araguaína: (Seg a sex 7 às 18:30h Sab: 7h às 12:30h)

- Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (Seg a sex 7 às 18:30h Sab: 7h às 12:30h)

- Unidade de Coleta de Palmas – Anexo HGP: (fechada neste período de carnaval)

- Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (Seg a sab :7h às 12:30h)

- Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (Seg a sab :7h às 12:30h)