Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A estrutura para o Carnaval 2023 de Araguaína, realizado nos dias 19, 20 e 21, já está sendo montada na Via Lago e contará com espaços delimitados para táxis e mototáxis, blocos de rua, vendedores ambulantes, praça de alimentação, bares e pontos de apoio para a saúde e segurança pública. A novidade deste ano será o ambiente exclusivo para deficientes físicos e intelectuais, e seus acompanhantes, poderem curtir a festa com mais segurança.

“Planejamos uma festa acessível para todos, com muita organização e toda a estrutura necessária para dar comodidade aos foliões. O Carnaval tem um peso importante para Araguaína, porque movimenta o comércio, incentiva os microempreendedores e gera renda para a população”, afirma o secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, Zeca Oliveira.

Folia acessível e segura

O espaço para os foliões que precisam de uma atenção diferenciada será suspenso, com rampa de acesso e banheiros adaptados. A Prefeitura também disponibilizará servidores para orientar os frequentadores e dar o suporte necessário. Outra novidade será uma torre de vigilância próxima ao palco para que as forças de segurança tenham uma visão ampla do espaço da folia.

O monitoramento também será estendido para o Lago Azul. Uma equipe de três servidores da Prefeitura estará de barco fazendo rondas próximo às margens para alertar os foliões que quiserem entrar na água ou usar o lago para as necessidades fisiológicas. A equipe terá lanternas e equipamentos de segurança para dar apoio a qualquer situação de socorro.

Estrutura completa

No total, 40 vendedores estão cadastrados para trabalhar na área do comércio, alimentação e bebidas, e a orientação da Prefeitura é que a reposição das mercadorias aconteça até às 18 horas de cada dia de festa para manter o fluxo de foliões organizado. “Os bares ocuparão um espaço mais centralizado e a praça de alimentação ficará um pouco mais afastada, para dar tranquilidade e segurança para os foliões que forem repor as energias”, explica o técnico em comunicação da secretaria Judcleison Pereira da Luz.

No ponto de apoio para a segurança, a população poderá contar com os serviços da GMA (Guarda Municipal de Araguaína), PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito). Já o serviço de saúde terá dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, ambulância com motorista e uma viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

E para completar a comodidade aos frequentadores, o ambiente da folia terá mais de 30 banheiros químicos distribuídos pela Via Lago.

Organização das vias

Durante todos os dias de folia, a Via Lago será fechada às 14 horas no primeiro retorno da pista sentido Setor Lago Azul, logo após o canteiro de obras do Centro de Convenções, e no primeiro retorno da pista sentido Centro, assim que os veículos saem da ponte. E ao final de cada noite de festa, as vias serão liberadas para o tráfego.

A ASTT definiu rotas alternativas de trânsito para quem pretende acessar o Centro ou o Setor Lago Azul a partir da Via Lago. Quem for para o Setor Lago Azul deverá acessar a Avenida Filadélfia, sentido 2° BPM (Batalhão de Polícia Militar), virar à direita na Rua Ademar Vicente Ferreira e seguir até a Via Lago.

Já quem está saindo do Setor Lago Azul com sentido ao Centro deverá virar à direita na Rua Clima do Lago, contornar a mini rotatória e seguir pela Rua Érico Veríssimo.

Bloquinhos de Carnaval

Os blocos de rua, que são particulares, começarão as atividades no corredor da folia no sábado, 18, a partir das 16 horas e seguem até 1h30 da manhã. Nos demais dias, a movimentação será das 16 às 3 horas.

A Prefeitura dará apoio ao desfile dos blocos de rua, que vão sair do Ginásio Pedro Quaresma sentido Centro, farão o contorno na Avenida Filadélfia e retornarão para o calçadão. O desfile terá as tradicionais marchinhas de Carnaval e foliões fantasiados.