Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, ainda não cumpriu o acordo que fez com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet-TO) que é pagar o reajuste do piso do magistério no início da carreira dos professores.

De acordo com a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, a carreira do magistério está achatada devido a gestão não investir na valorização da categoria.

Para o Sindicato, a valorização se faz pagando o reajuste do piso no início da carreira dos professores e aplicando o reajuste nos demais níveis da tabela do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), mas não é o que acontece.  

“No ano de 2022, a gestão fez um acordo com o Sindicato que pagaria o piso no início da carreira, e pagou nos meses de novembro e dezembro, mas não cumpriu o mês de janeiro. Outro descaso da gestão com os professores é não cumprir o PCCR, há anos estamos lutando pela reestruturação do PCCR, que até baixou o índice de um nível da tabela para outro para 4%, mas a prefeitura não destrava o processo e a câmara não votou a nova lei de reestruturação, e segue a retirada de direitos e o desrespeito com os professores”, disse Iolanda Bastos.