Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 17 de março, as inscrições para o 2º Prêmio de Enfermagem Tocantinense – Enfermeira Magdalena Akemi, edição 2023. A premiação é uma iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) que neste ano contemplará 45 profissionais com atuação destacada nas categorias de assistência à saúde; instituições de ensino; gestão; autoridade política; segurança pública e empreendedorismo.

A inscrição é feita por indicação de instituições, entidades de classe, equipes ou pessoa da sociedade civil que considere a atuação do profissional da enfermagem destacada e merecedora de reconhecimento. Para isso, é preciso preencher o formulário (bit.ly/Inscreva-seMagdalenaAkemi2023) e anexar documento que comprove a indicação. O Edital completo está disponível na página do Coren-TO.

O resultado final será divulgado em 5 de maio e a premiação será concedida em sessão solene, no dia 20 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem e em que se relembra os 143 anos de morte de Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil.

Magdalena Akemi

A enfermeira Magdalena Akemi (27/5/1946 – 23/5/2021) foi reconhecida por buscar excelência em sua atuação profissional, como enfermeira, educadora e gestora. Participou ativamente da luta pela criação do Sistema Único de Saúde no país e foi responsável por implantar o sistema de humanização do então Hospital do Câncer de Barretos, hoje conhecido como Hospital do Amor. Magdalena Akemi também atuou por 11 anos como coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-TO, contribuindo de forma exemplar para o exercício ético e de qualidade da enfermagem no Tocantins.