Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rafael Batista

Foto: Rafael Batista

Seja no seu lar, na família, no cotidiano profissional e também no ciclo de amizades, as mulheres, muitas vezes, se destacam pelo perfil de liderança. A busca pela garantia de direitos é uma dessas situações em que as mulheres estão à frente, seja em demandas por elas mesmas, seja por outras pessoas: seus filhos, seus pais e outros familiares. Na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) elas, as mulheres, são a maioria (52%) entre as pessoas assistidas.

O dado consta em levantamento do setor Estatística da Corregedoria Geral da Instituição e indica para casos como o de Roniella Alencar, que procurou a Defensoria Pública em Palmas para que o pai dela tivesse garantido o direito a um tratamento de saúde adequado. “Meu pai sempre foi a minha prioridade, antes até da busca pelos meus próprios direitos”, disse ela.

Roniella foi atendida em setembro do ano passado. O pai dela, vítima de câncer, faleceu em dezembro último, e apesar da perda que ainda lhe causa muita dor pela saudade, ela conta que todo o esforço valeu a pena. “Eu sou bem consciente de que fiz tudo o que foi possível, entreguei a minha vida para ver o meu pai recuperado e faria tudo de novo”, relata ao lembrar que esta não foi a primeira vez que procurou a Defensoria Pública para lutar por direitos. “Com dois meses de gestante eu solicitei pensão alimentícia e prontamente fui atendida. Tem gente que diz que há muita burocracia, que o atendimento é moroso, mas eu nunca tive nenhuma dificuldade, pelo contrário, conquistei todos os direitos que lutei”, expressa.

O papel de líder para cuidar do próximo também foi exercido por Josilene de Souza Medrado para com sua vizinha, a qual ela carinhosamente chama de “comadre”. Josilene divide o seu dia a dia entre as atividades de casa, sua empresa de depilação e o cuidado com a amiga, acometida por uma anemia falciforme que, em virtude de várias complicações, se tornou uma pessoa cadeirante.

As urgências em saúde para a “comadre”, como necessidade de um cuidador ou casa de acolhimento, fizeram com que Josilene buscasse a Central de Atendimento à Saúde de Palmas. “Eu encontrei na Defensoria uma parceria para a minha batalha por melhores condições de vida para a minha amiga. Ainda estamos lutando, não tem sido uma tarefa fácil. É uma missão que às vezes tem frustrações, mas que eu não vou desistir”, afirma Josilene.

Amigas há mais de 13 anos, há oito Josilene cuida da ‘comadre’ não só na busca pela Justiça, mas na rotina da casa. “Eu faço limpeza na casa dela, cuido dos filhos, do asseio dela e outros cuidados básicos de vida. Dizem que a rotina de uma mulher é pesada, pois temos de dividir as nossas atividades de trabalho, com filhos e família, mas a minha acho que duplica, já que são duas casas, mas escolhi assumir essa missão”, declara.

Atendimento

Assim como Roniella e Josilene, que procuraram a Defensoria Pública para a garantia de direitos, qualquer pessoa que precise de atendimento jurídico integral e gratuito pode ser atendida pela Defensoria Pública se for hipossuficiente ou estiver em situação de vulnerabilidade.

Presente em todas as comarcas do Estado, a Defensoria Pública atua para o atendimento às pessoas de todos os municípios do Tocantins.