Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O desenvolvimento sustentável do Tocantins, com o diálogo constante entre agricultura e meio ambiente, foi o tema que conduziu o encontro entre o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, na Seagro, nessa quinta-feira, 9.

“A orientação do governador Wanderlei Barbosa, um caminho estabelecido pela sua gestão, é que produção e sustentabilidade andem juntas. Esse é um caminho que seguimos com muita alegria, porque é o que acreditamos, que o desenvolvimento do Tocantins aconteça de maneira sustentável”, ressaltou Marcelo Lelis.

Um dos assuntos tratados na manhã de trabalho entre os gestores, que contou também com a presença de técnicos, foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento importante de fortalecimento da política de preservação e controle do desmatamento que garante segurança jurídica, planejamento ambiental e econômico para o proprietário rural.

A Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins 2023, que ocorre de 16 a 20 de maio, com o tema “Compliance no Agro”, foi outro tópico colocado em pauta. A Agrotins é considerada a maior feira tecnológica do gênero da região Norte do Brasil, uma referência para o setor produtivo do agronegócio, e conta com a participação da Secretaria do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anualmente.