Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Uma cidade boa para as crianças é boa para todos. Essa é uma tese defendida por diversos especialistas em “Infância”, mas desenvolvida de forma muito prática em Jundiaí. Em gestão pública, é fundamental reconhecer a importância da primeira infância nas políticas sociais e projetos em favor das crianças. E por quê? Porque isso diz respeito diretamente à qualidade de vida das pessoas, diz respeito a um dos sonhos mais preciosos de cada família -- o de ter um filho.

Como pai de dois meninos e uma menina, evidentemente que eu tive essa percepção do valor da primeira infância muito mais aguçada. Como prefeito, posso dizer que este é um caminho claro que trilhamos em Jundiaí desde o primeiro dia que assumimos a Prefeitura, lá em 2017. Temos um compromisso muito efetivo em relação à primeira infância, período que compreende a idade da criança desde o seu nascimento aos 6 anos.

Uma criança leva para sua vida toda a atenção e o amor que recebeu dos pais e também do Poder Público. Por isto, nossa gestão, em todos os setores e de forma integrada, encaminha suas ações pensando na Jundiaí, Cidade das Crianças. Para se ter uma ideia, incluímos um capítulo inteiro em nosso novo Plano Diretor todo voltado às políticas em favor da criança em Jundiaí. O objetivo é tornar a cidade mais amigável à criança, ampliando a oferta de praças, parques e espaços públicos mais lúdicos, que incentivem o livre brincar em contato com a natureza. É preciso preparar a cidade para que cada criança nossa possa ocupá-la com segurança, acessibilidade e autonomia. O que queremos é que elas possam encontrar diferentes crianças e suas famílias no espaço público, agregando assim mais valor ao convívio social e construindo uma sociedade mais igualitária e solidária.

Assim, foi com muita felicidade que tive a oportunidade de assinar a adesão de Jundiaí à Rede Latino Americana -- Projeto Cidade das Crianças. Nosso município foi o primeiro do Estado e o segundo do País a estar no programa, que tem por objetivo incentivar a participação das crianças nas discussões sobre o que podemos fazer para aprimorar a qualidade de vida para todos os moradores da cidade.

A partir daí, criamos em Jundiaí o Comitê de Crianças, que tem participação efetiva na definição das políticas públicas da cidade. O Comitê foi instituído em 2018, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, uma iniciativa concebida pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci (Frato). Uma das exigências da adesão era que o Município realizasse a escuta das crianças e, logo em 2019 foi instituído o Comitê, que este ano já chega à sua quinta composição.

Não apenas como gestor, mas como pai de família, sinto que devemos dar espaço às opiniões da infância, sejam elas as mais singelas ou as mais significativas. A importância de ouvir a criança sobre o que ela espera que uma cidade faça por ela está no fato de, naturalmente, elas possuírem um olhar sem malícia, sem egoísmo e sempre positivo sobre o mundo. E é isto que devemos buscar a cada dia.

Considero, desta forma, nosso parque “Mundo das Crianças” como um espaço fundamental na prática de ações voltadas à infância. O parque está situado no entorno das nossas represas, ao lado do Parque da Cidade. Além da finalidade de proteger o nosso sistema de abastecimento de água, o Mundo das Crianças propicia conhecimento e vivência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Nada melhor que unir este conceito justamente à convivência infantil, por meio de atividades esportivas e de lazer, que estimulam o processo de formação saudável das nossas crianças.

Para coroar as ações que desenvolvemos em Jundiaí, de forma inédita, nossa cidade promoverá, de 18 a 24 de março, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, ambos dedicados a discutir, apresentar ações e incentivar propostas com foco na criança. O convite para a participação é estendido a governadores, prefeitos e autoridades de todo o Brasil.

Junto às crianças de Jundiaí, aproveitaremos a oportunidade para abrir um espaço de diálogo e construção, a partir da abordagem técnica de representantes das Redes Latino-Americana - Cidade das Crianças e Urban95, da qual participam 24 municípios.

Pela primeira vez no Brasil, o pedagogo Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, já tem presença confirmada, além da coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Lorena Morachino, educadores, acadêmicos e profissionais de renome de diversos segmentos.

Este será um importante debate que teremos gosto em participar, não apenas porque temos muito a dizer -- e sim porque, para Jundiaí, é muito natural e gratificante a valorização que damos à infância. Porque nós somos, sim, com muito orgulho, a “Cidade das Crianças”.

*Luiz Fernando Machado está em seu segundo mandato como prefeito de Jundiaí.