Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início nesta segunda-feira (13) ao trabalho de pesquisa para compor o 4º Levantamento da Safra 2022/2023 e o 1° Levantamento da Safra 2023/2024 de cana-de-açúcar. As atividades de pesquisa seguem até o dia 25 de março e os resultados serão divulgados no site da Companhia, nos dias 19 de abril (4º Levantamento) e 26 de abril (1º Levantamento).

Um total de 13 estados terão a pesquisa de dados feita na modalidade presencial: Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

A Companhia realiza o levantamento do setor sucroenergético em todas as unidades de produção do país, por meio de um censo do setor. Informações como área plantada, perspectivas de produtividade média, influência das condições climáticas, evolução de colheita, destinação da cana esmagada, produção de etanol e açúcar e aspectos mercadológicos estão entre os itens analisados. O destaque desta pesquisa fica por conta do encerramento da safra 2022/2023 no Nordeste.

O 3° Levantamento da Safra 2022/2023 de cana-de-açúcar, divulgado pela Conab no último dia 26 de dezembro, apresentou uma estimativa de produção de 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 4,5% sobre o segundo levantamento da safra sucroenergética, divulgado em agosto do mesmo ano.