Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Visando comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação T-21 vai promover uma série de ações a partir do próximo domingo, 19. A primeira atividade será uma caminhada na Praia da Graciosa, que terá início às 16 horas com apresentações no palco do restaurante Dona Maria Beach, seguindo depois ao longo do calçadão. A participação neste evento é aberta ao público em geral.

Segundo a presidente, Prycilla Pedreira, o objetivo da programação é sensibilizar a população e autoridades sobre a Síndrome de Down e como pode e precisa acontecer a inclusão da pessoa com SD, assim como os cuidados que elas precisam ao longo da vida. “Nós queremos que a sociedade conheça as potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, seja para aprender, seja para trabalhar, seja para viver com independência e por isso é preciso que tenham acesso aos seus direitos e também possam dar a sua contribuição na construção do dia-a-dia de suas famílias e do nosso país”, enfatizou.

Dia 21

No dia em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, terça-feira, a Associação T-21 em parceria com o Instituto Larissa Coimbra vai oferecer consultas oftalmológicas às crianças e jovens filiados nos períodos da manhã e da tarde. No período da noite eles vão curtir muita diversão no Zig Zag do Capim Dourado Shopping.

Dia 22

Na terça-feira, 22, crianças, jovens e adultos da Associação T-21 vão ter uma tarde de diversão e cinema no Palmas Shopping.

Dia 23

Uma sessão solene da Câmara Municipal de Palmas vai comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Na oportunidade, a Associação T-21 deverá apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, assim como firmar parcerias com as autoridades para que os direitos das crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down sejam respeitados e cumpridos.

Informação

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas em alusão à divisão genética que ocasiona a Síndrome. A divisão ocorre na divisão tripla do cromossomo 21, ou Trissomia do Cromossomo 21 (Trissomia do 21) e, por isso, ficou a data de 21 de março. No Brasil, o Congresso Nacional também escolheu a mesma data para o Dia Nacional da Síndrome de Down.

A síndrome de Down (SD) foi descrita pela primeira vez em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome.

Contatos: Prycilla Pedreira (presidente) – (63) 99210-3839 ou Rosileny Bento (Rose – vice-presidente) – (63) 98442-0649.