Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do ano 2023 terá início no Tocantins, no dia 30 de março, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já planeja o andamento da imunização. Para tanto, na quinta-feira, 23, a Pasta promoverá uma Reunião Macrorregional com profissionais de saúde, que atuam nas mais de 300 salas de vacinação de todo o Estado.

A capacitação será on-line e é promovida pela Superintendência de Vigilância em Saúde/Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis/Gerência de Imunização. O treinamento será realizado a partir das 9h via YouTube, pelo canal da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS).

“A vacinação é umas das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e suas complicações, então, é necessário que as equipes estejam preparadas para realizar essa imunização, bem como mobilizar os públicos-alvo”, esclareceu a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

A gerente explica ainda que “a Campanha Nacional será realizada de 10 de abril a 31 de maio de 2023, mas o Tocantins antecipará o início dessa imunização para o dia 30 de março. Nós já recebemos do Ministério da Saúde 550.000 mil doses, que serão distribuídas aos municípios entre os dias 28 e 29 de março”.

Público-alvo

A população-alvo a ser vacinada no Tocantins é de 549.955 usuários, tendo como cobertura mínima a ser alcançada por grupo prioritário é de 90%. Os públicos-alvo da imunização são:

-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

-Gestantes;

-Puérperas;

-Povos indígenas;

-Trabalhadores da saúde;

-Idosos com 60 anos e mais;

-Professores das escolas públicas e privadas;

-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

-Pessoas com deficiência permanente;

-Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;

-Caminhoneiros;

-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,

-Trabalhadores portuários;

-Funcionários do sistema prisional;

-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.