Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os sindicatos representantes dos servidores da Saúde, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 22, com o Conselho de Administração do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), para tratar da proposta de Reforma da Previdência, elaborada pelo Poder Executivo.

O segmento da saúde tem as particularidades dos profissionais expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos. São servidores que teriam direito à aposentadoria especial, com 25 anos de efetivo serviço.

Na oportunidade, os sindicatos apresentaram uma proposta que contempla os fatores idade, tempo de contribuição e tempo de exposição, inclusive para os trabalhadores que foram expostos por uma fração do tempo de exposição.

Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato), Renato Soares Pires Melo, os servidores que "trabalharam 5, 10 ou 15 anos, expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos, não podem ser prejudicados, por não completar os 25 anos exigidos para aposentadoria especial, esse tempo deve ser considerado na pontuação das regras de transição”.

O prazo limite para apresentação do texto consolidado ao governador Wanderlei Barbosa encerra-se no dia 10 de abril. Até essa data, sindicatos e gestão deverão estar alinhados para contemplar todas as particularidades de cada segmento, como a Saúde, Educação, Quadro Geral, Polícia e Servidores com Deficiência.